Monkeybuzz no Pitchfork Music Festival 2013

Estaremos em Chicago cobrindo tudo de um de nossos festivais favoritos para assitir à algumas das maiores revelações do ano

Loading

Nossa cobertura do Pitchfork Music Festival do ano passado nos deu a certeza de sua relevância como oportunidade para conhecer as apresentações ao vivo de grandes revelações independentes recentes. Como uma das maiores vitrines para um artista atualmente são seus shows, basta combiná-los a uma cidade encantadora como Chicago, um parque super agradável, sol na medida, comida boa, venda de discos, pôsteres e roupas legais e muita gente bonita para fazer um evento memorável.

É por isso que neste ano estaremos lá novamente fazendo uma cobertura completa dos melhores shows, com fotos e muitas novidades a fim de tirar a sua curiosidade sobre como algumas de nossas bandas preferidas se apresentam ao vivo. Nosso objetivo é preparar suas expectativas para alguns nomes que estarão em breve em solo brasileiro e também aumentar a curiosidade à respeito dos shows de algumas revelações que demorarão um pouco mais para aterrissar por aqui.

Apresentamos abaixo algumas das bandas e não esqueça de checar com frequência nas próximas semanas nossa página especial dedicada ao festival. O evento acontece nos dias 19, 20 e 21 de Julho em Chicago e antes disso ainda publicaremos algumas dicas sobre a cidade caso algum leitor aventureiro também esteja por lá e uma playlist para que curtam ainda mais os shows. Na semana seguinte ao festival, teremos a cobertura completa também na página http://wordpress-214585-650819.cloudwaysapps.com//pmf2013.

Sexta (19/07)

Mac Demarco

No final do ano passado, Mac Demarco lançou seu ótimo 2 que encantou a todos aqui na redação, entrando inclusive para nossa lista de menções honrosas de melhores álbuns de 2012. Já assistimos ao rapaz no SXSW, mas como o show foi recheado por puro improviso, não será um sacrifício repetir a dose. Fica nosso desejo de ver um Mac mais músico e menos brincalhão, sem perder seu “charme” jamais.

Woods

Misturando o Folk-Rock à alguma psicodelia e letras tocantes, o Woods talvez seja um dos grandes shows da sexta. Para muitos, a banda é um dos grandes nomes recentes e outros não a conhecem o quanto deveriam. O repertório deve focar no disco mais recente, o ótimo Bend Beyond do ano passado, sem esquecer de clássicos anteriores da banda.

Mikal Cronin

Mikal Cronin lançou uma das grandes surpresas musicais do ano até agora. Não por não confiarmos na certeira qualidade do músico com um grande background musical no Garage Rock e sim pela vertente mais Pop que encontrou em seu mais recente lançamento MCII incorporando melodias mais suaves e elementos do Folk ao Garage Rock mais padrão. Promessa de um belo show ao anoitecer da Sexta-Feira.

Joanna Newsom

Um dos grandes nomes do Folk da última década, a cantora vem mostrar seus clássicos, já que não lança novidades há algum tempo.

Sábado

Phosphorescent

Matthew Houck promete abrir com estilo nosso sábado no festival com faixas de seu belo e etéreo Muchacho, seu sexto álbum, muito elogiado em 2013.

…And You Will Know Us By The Trail Of Dead

Começa o dia mais “pesado” do festival, com o Post Hardcore de Lost Songs, último disco da banda.

Savages

Um dos grandes nomes do ano e talvez um dos maiores destaques do Punk recente, as meninas do Savages chegam para mostrar provavelmente completo seu disco de estreia Silence Yourself. Sem dúvida deve ser um dos shows mais disputados do final de semana.

Metz

Outra atração pesada do dia, a banda que já figurou em nossa seção Ouça: Bandas promete mostrar ainda mais sua potência e distorção, mas sem nunca esquecer das boas melodias por trás disso tudo. O repertório deve girar em torno do bom disco homônimo de estreia da banda.

The Breeders tocando Last Splash

Sem sair das guitarras pesadas, o The Breeders tocará na íntegra seu Last Splash, álbum mais conhecido do grupo e que está completando duas décadas neste ano. Na semana seguinte ao Pitchfork Festival, a banda passará por São Paulo para apresentação única, então ouça sem medo.

Solange

Mais do que a irmã de Beyoncé, Solange estará presente para acabar de vez com as comparações e traçar seu caminho solo com influência eletrônicas e do Neo Soul. Vide apresentação no Glastonbury no último final de semana, parece valer muito a pena.

Belle & Sebastian

Uma das grandes atrações do festival, a clássica banda deve vir para um show repleto de grandes faixas e com inúmeros fãs na plateia. Torcida pessoal para que recheiem a apresentação com músicas de If You’re Feeling Sinister.

Domingo

Foxygen

Um dos grandes nomes do ano até então para a equipe Monkeybuzz, o duo acompanhado de sua banda promete um show visceral, sempre levando como se fosse a última apresentação de suas vidas, até por isso em março, o vocalista prejudicou sua voz após uma jornada grande. Aguardamos ansiosamente pelas belas músicas de We Are The 21st Century Ambassadors Of Peace & Magic.

Blood Orange

Projeto do produtor Dev Hynes deve botar todo mundo para gingar, com suas influências oitentistas.

Waxahatchee

Mais uma banda independente com influências clássicas do Indie Rock cru dos anos noventa, eles já foram destaque em nossa seção Ouça: Bandas e lançaram o bom álbum de estreia Cerulean Salt. Já assistimos à eles no festival SXSW e muito provavelmente repetiremos a dose.

Yo La Tengo

Os anos noventa não saem deste festival e Yo La Tengo também estará presente, provavelmente com boas faixas retiradas de seu ótimo Fade, lançado no início do ano.

Sky Ferreira

Um dos nomes mais comentados do Pop atual, esperamos ver ainda mais faixas além das já conhecidas do ótimo EP Ghost.

Chairlift

A beleza e delicadeza do duo terá a missão de ser a trilha do anoitecer de domingo, tocando boas músicas de seu último trabalho, Something.

M.I.A.

Hora de balançar o festival com a hypada e influente M.I.A., que lançou algumas faixas recentemente e prepara mais um disco.

R. Kelly

Para fechar o domingo e nossa cobertura, o estiloso R. Kelly botará casais para dançar e suingar ao som de seus implacáveis hits.

Não se esqueça de acompanhar também nosso Twitter e Instagram, que serão atualizados durante o festival.

Loading

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.