Monkeybuzz no SXSW 2013

Conheça mais sobre um dos maiores festivais do mundo e saiba quais shows vamos assistir em nossa cobertura oficial

Loading

Você já deve ter ouvido falar no festival South By Southwest (SXSW). Anualmente, a cidade de Austin no Texas vira o centro das atenções dos fãs de música, tecnologia e cinema. Tradicionalmente, o evento costuma consagrar artistas como aconteceu no ano passado com Grimes, Japandroids, Alabama Shakes e The Lumineers por exemplo.

Obviamente, o festival não é garantia de sucesso para artista nenhum. Como você pode perceber, consegui citar apenas quatro nomes que realmente aproveitaram a onda que começaram a surfar no festival do ano passado, em meio a mais de duas mil bandas presentes.

É com o objetivo de tentar encontrar as próximas grandes sensações de 2013, assistir a volta de alguns já consagrados e contar um pouco sobre as apresentações ao vivo de alguns dos artistas que podem vir para o Brasil em breve, que o Monkeybuzz fará uma Cobertura Oficial do SXSW 2013.

Pretendemos assistir aos principais shows dos artistas que costumamos falar nos site, asistir a algumas palestras que discutirão o futuro da imprensa musical e da indústria fonográfica, além de fotos exclusivas e tudo de mais interessante que houver por lá.

Conto a vocês algumas das bandas que queremos assistir durante as próximas duas semanas em Austin, tanto para vocês saberem o que vão acompanhar, quanto para guiar algum leitor que também passará por lá na data.

Foxygen

Não adianta, mal começou o ano e parece já termos uma de suas grandes revelações. Em seu “quase segundo disco”, – isso por que lançaram um EP no ano passado cuja duração é quase a mesma do debut desse ano -, a banda conseguiu uma unanimidade rara, agradando pessoas de todos os gostos e idades. Além disso, as faixas do Foxygen, parecem ser ainda mais potentes ao vivo, sendo sem dúvida um dos momentos mais aguardados por nós no festival. Confira nossa resenha para We Are The 21st Century Ambassadors Of Peace & Magic.

Toro y Moi

Após lançar o disco Anything In Return, o cantor é um dos destaques da semana e seu show promete consagrá-lo como um dos grandes nomes da música para 2013. Algumas semanas depois, o cantor estará no Brasil para o festival Lollapalooza e também para shows solo.

Nick Cave and The Bad Seeds

Gostamos de novidades, mas gostamos de um bom som clássico como apenas Nick Cave consegue fazer. Em seu novo disco, Nick botou para fora os mais diversos sentimentos e tratou dos mais diversos assuntos, de ciência à Hannah Montana, sempre com o ar sombrio que o consagrou.

Alt-J

Finalmente vamos conseguir assistir a uma das maiores revelações de 2012, presente em quase todas as nossas listas de melhores do ano passado. O show promete trazer toda a excentricidade presente em An Awesome Wave.

Rhye

Não iríamos perder o show da dupla que ganhou nossa mais recente nota máxima não é mesmo? A apresentação deve ser mais intimista e com a sensualidade resgatada por eles para a música Pop.

Youth Lagoon

Já assistimos a um show do belo projeto de Trevor Powers no ano passado e adoramos. Agora, temos mais um ótimo motivo para assistí-lo novamente. Seu recém-lançado Wondrous Bughouse nos encantou bastante e promete ser um ótimo passaporte para o projeto de Powers alçar voos maiores este ano.

Mac DeMarco

Um de nossos preferidos de 2012, 2 é um disco divertido, mas com um humor ácido que combina perfeitamente com seu som que mistura psicodelia, Rock e até elementos do Country, criando um disco viciante.

Autre Ne Veut

Fazendo um som difícil de descrever escondido por trás de bases do R&B e da música eletrônica, Arthur Ashin conseguiu empolgar a todos com seu disco Anxiety. A curiosidade maior é como ficará o experimentalismo do seu som nas apresentações ao vivo.

Unknown Mortal Orchestra

Junto com o Foxygen, o UMO está sendo um dos grandes responsáveis pela onda retrô de 2013. II traz belas faixas, que prometem hipnotizar o público no festival.

Local Natives

Hummingbird fez com que o Local Natives chegue como veterano no festival. Seu disco foi muito bem recebido e estão todos curiosos para ver como a banda o tocará ao vivo.

Vampire Weekend

Um dos shows mais aguardados do festival, trazendo a esperança de tocarem boa parte do aguardado sucessor de Contra. Assistimos a uma das primeiras apresentações da banda após um bom período de pausa e comprovamos que apesar de todo o sucesso, felizmente parecem ainda não ter chegado em seu auge.

Half Moon Run

Uma de nossas melhores descobertas no ano passado, essa será uma das poucas oportunidades de ver a banda ao vivo tocando seu disco Dark Eyes, já que dificilmente teremos a oportunidade de vê-los no Brasil. Prometemos contar tudo em detalhes.

Matthew E. White

Outra bela estreia de 2012, Matthew E. White vai sem dúvida deixar o público boquiaberto com o Soul Minimalista de Big Inner. Na Internet, já é possível ver um burburinho aguardando a apresentação e nós estaremos lá para conferir.

Kendrick Lamar

A maior sensação que resgatou o Hip-Hop tradicional no ano passado, Kendrick fará além de seu show, uma entrevista coletiva que tentaremos estar presentes e contar tudo a vocês.

Beach Fossils

Também estamos ansiosos para assistir à banda que lançou um dos melhores discos de 2013 até agora. Beach Fossils promete um show de Rock como deve ser, com todas suas influências do Dream Pop e da Surf Music.

Além de todos esses nomes, planejamos ver The Flaming Lips, Laura Mvula, Haim, Jim James, Flume, Trails And Ways, Sky Ferreira, MØ, Disclosure, Metz, Skins e inclusive muitas surpresas que queremos encontrar por lá.

Acompanhe tudo em nosso Twitter, Instagram e nossa página especial para o festival em Monkeybuzz.com.br/sxsw , onde postaremos análises mais aprofundadas e fotos dos shows e outras novidades do evento.

Loading

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.