Cinco Bandas Para Conhecer Após o SXSW 2014

Os principais nomes entre as novas bandas mais comentadas desta edição do festival

Loading

Se você é leitor do Monkeybuzz, já deve ter se deparado com alguns dos nomes abaixo em algum momento. Mesmo assim, a lista é válida, pois agora eles passaram por uma experiência que pode (ou não) mudar a carreira de cada um deles: ser uma das bandas mais faladas de uma edição do festival South By Southwest.

Alguns são mais antigos que outros, uns já apareceram mais por aqui anteriormente, mas, mesmo assim, estes foram os melhores entre os artistas que fizeram perto de uma dezena de shows em Austin na última semana e que, se você disser que foi ao festival, mas não viu nenhum deles, para muitos é o mesmo que não ter ido.

Estes são os nomes que provavelmente ouviremos falar muito nos próximos meses, tem grandes chances de dominarem trilhas sonoras de programas de TV, capas de revistas e line ups de festival. Por isso, não deixe de experimentar cada um deles e se já conhece, dê mais uma chance, preste atenção de um jeito diferente, pois vale a pena.

P.S. se você está no Monkeybuzz, não preciso explicar que escolhemos só os melhores entre os mais comentados certo? A hype pela hype não tem vez por aqui.

Future Islands

Este seria provavelmente o nome a ser escolhido se a lista fosse de uma banda só. Não ouvi um fã, jornalista ou músico que não tenha presenciado alguns dos inúmeros e divertidos shows que o grupo fez em Austin na última semana e que não tenha saído com a energia renovada, tuitando sem parar que tinham encontrado a melhor banda ao vivo da atualidade. É claro que esse é um título difícil de cravar, mas confesso que esta é exatamente a sensação de sair de um show da banda americana (pergunte para o David Letterman), que faz um som que cabe nas gavetas do Synth Pop e do Indie Pop.

Eles já tem mais de meia década de estrada, três discos lançados, mas no início desse ano, assinaram com a 4AD, clássico selo britânico, criado há mais de 30 anos e que tem atualmente no catálogo, nomes como Bon Iver, Grimes, The National e Ariel Pink. Como primeiro lançamento pela gravadora, estão preparando o álbum Singles, a sair agora, no final de março, trazendo seu trabalho mais acessível até o momento, o que explica o grande sucesso recente.

Bom Para Quem Ouve: Phoenix, Two Door Cinema Club, The Drums

Mutual Benefit

Outra banda que vem ganhando forças desde que lançou seu disco de estreia no final do ano passado é o grupo Folk Mutual Benefit.

Relaxante, envolvente, era o refúgio certo durante o festival para quem queria se desligar da bagunça que é tudo isso aqui. Consegue experimentar bastante incorporando uma quantidade enorme de instrumentos nas músicas, mas o resultado final é Pop, delicioso e sem contra indicações.

Bom Para Quem Ouve: Fleet Foxes, Bon Iver, First Aid Kit

The Preatures

E o prêmio de vocalista com mais presença de palco vai para Isabella Manfredi que encantou todos os marmanjos no primeiro dia de festival e manteve seu nome ecoando entre as ruas de Austin, não só por sua beleza e carisma, mas principal e obviamente, por sua música.

The Preatures é uma das bandas mais instantâneas que surgiram nos últimos tempos, ou seja, basta poucas notas para entender por que são incríveis. Boa música que dispensa rótulos e torna inútil qualquer tentativa de análise mais aprofundada, já que nada explica melhor do que um play em Is This How You Feel (abaixo). Se é leitor do Monkeybuzz, deve se lembrar que eles entraram em nossa lista de melhores EPs de 2013.

Bom Para Quem Ouve: Haim, Fleetwood Mac, White Stripes

Perfect Pussy

Como comentei no post do segundo dia de música no SXSW, o público achou no Perfect Pussy a nova banda do momento para ocupar o lugar que no ano passado pertenceu ao Savages, entre os que pescam influências do Punk.

Eles já protagonizaram nossa seção Ouça: Bandas e se você gosta de encontrar boas melodias e letras confessionais angustiadas por trás de uma fantasia sonora completamente caótica e brutal, impossível se arrepender. A banda acabou de lançar seu primeiro disco, Say Yes To Love.

Bom Para Quem Ouve: Iceage, Sonic Youth, Parquet Courts

SOPHIE

No lado mais eletrônico, está SOPHIE, o único nome da lista que não assisti e que faz de mim prova viva do que disse acima, sobre me sentir como se não tivesse ido ao festival por não ter visto algum desses nomes.

SOPHIE é uma produtora britânica de música eletrônica que experimenta com sintetizadores e brinca com samples inusitados criando um som que flerta com o Dubstep e com o House, usando vocais doces em suas faixas totalmente orientadas para a pista. Ainda não sabemos mais detalhes sobre o misterioso projeto, mas as filas para suas apresentações e os comentários posteriores mostram que é um nome para se prestar atenção.

Bom Para Quem Ouve: Disclosure, , Grimes

Loading

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.