“God Save The Queen” completa 35 anos e volta às lojas

Single dos Sex Pistols que causou revolta em 1977 retorna com nova polêmica no Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II

Loading

“God save the queen / She ain’t no human being / There is no future / In England’s dreaming”, cantava Johnny Rotten em um dos maiores hits dos Sex Pistols, God Save The Queen. O single, que foi lançado em 27 de maio de 1977, ganhará um relançamento em homenagem ao seu aniversário de 35 anos. Ele sai no dia 28 de maio.

Na época, a música causou polêmica por trazer o que muitos ingleses consideravam um ataque à rainha Elizabeth II e à monarquia – até porque o ano de 1977 marcava o Jubileu de Prata, ou seja, a comemoração de 25 anos de reinado da monarca. A música chegou ao segundo lugar das paradas britânicas, embora tenha vendido mais que o primeiro (I Don’t Want To Talk About It/The First Cut Is The Deepest de Rod Stewart). Rumores alimentados desde aquela época sugerem que teria sido a própria rainha a ordenar que o single dos Pistols não chegasse ao primeiro lugar – uma teoria que John Lydon refuta.

De qualquer forma, o single voltará às lojas envolto novamente em polêmica: o lançamento é feito pela Universal Records, uma grande gravadora, para comemorar o Jubileu de Diamante de Elizabeth II (60 anos como monarca). Muitos fãs não gostaram desse uso corporativo e político da música dos ícones punks.

Vale lembrar que, ao serem indicados ao Rock And Roll Hall of Fame em 2006, os Pistols, via Lydon, mantiveram sua ideologia, recusando a homenagem com o seguinte recado: “Perto dos Sex Pistols, o rock and roll e aquele hall da fama são uma mancha de mijo. Seu museu. Urina no vinho. Nós não vamos. Não somos seus macacos, e daí?”.

Loading

ARTISTA: Sex Pistols
MARCADORES: Homenagem, Polêmica, Single

Autor:

Jornalista. Acredita nos duendes enroladores de fones, mas não no hype.