Ouça: Antimatter People

Banda acompanha a excelente safra de conjuntos psicodélicos pós-2010

Loading

Se há um gênero que começou a manifestar um ressurgimento pleno e concreto nestes últimos quatro anos, é a Psicodelia. Na verdade, ela sempre esteve presente na música, porém mais como um elemento do que como um estilo propriamente dito. Bandas como Tame Impala, Pond e, mais recentemente, Temples mostraram ao mundo que a lisergia não deve ser vista como um elemento a ser acrescentado, mas como uma ideia que deve circundar completamente a música. Tem sido cada vez mais difícil encontrar bandas deste porte, afinal não é uma tarefa fácil. Mas para aqueles que esperam por lançamentos de Tame Impala e se encantaram com o novo disco de Temples, Antimatter People é uma banda que pode agradar bastante.

Originada em Londres, em 2010, a banda começou a ganhar certo reconhecimento (e foi por onde nossa redação os conheceu) na famosa compilação de novos artistas do selo Kistuné, que sempre revela nomes para ficarmos de olho. A faixa Mossy Grounds abriu este registro, nos mostrando um mix de Dub, Trip-hop e, obviamente, Psicodelia. Porém, estes elementos são exclusivos a esta música apenas, pois, analisando as outras duas do quinteto, vemos que a lisergia aqui se apropiou de outro gêneros mais ou tão diversos quanto esses anteriormente citados.

Antimatter People – The Cipher

Antimatter People – Mossy Grounds / Kitsuné New Faces

The Cipher, por exemplo, já fica um pouco mais acelerada e começa a se equiparar ao novo disco de Washed Out porém com umna abordagem um pouco mais Rock, parecendo até mesmo Temples. Já a música Only Ark tem elementos de música Clássica com um Rock repleto de ambientação delirante.

O curioso é que a banda disse que não concorda com o termo psicodélico, afirmando que ele, quando aplicado à definição de alguma música, não quer dizer nada, argumentando que existe uma direta relação de passado com o termo. “Não existe mais como existia lá atrás (anos 60 e 70)”. A banda ainda explica um pouco mais sobre a criação destas ambientações dizendo que a palavra-chave para isto é “expansão”: “…a inspiração está sempre se expandindo de uma fonte infinita”.

Infelizmente, o quinteto londrino só tem três faixas em seu Soundcloud oficial, mas eles nos reveleram que estavam no processo de gravação de um registro. Seja ele um EP ou álbum de estúdio, ficamos muito curiosos para saber que outras faces da psicodelia eles irão explorar.

Antimatter People – Only Ark

Loading

MARCADORES: Ouça

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique