Ouça: Descartes

Transitando entre Hardcore e Psicodelia, banda gaúcha mostra seu som inspirado no filósofo francês René Descartes

Loading

Música em plano cartesiano? Se até hoje nunca tinha me ocorrido correlacionar esses dois mundos divergentes (e acredito que com vocês isso também não tenha acontecido), ao ouvir o som do quarteto Descartes isso começou a fazer mais sentido. Não somente por seus membros batizarem a banda com o nome do filósofo e matemático francês criador do tal sistema, mas por somarem uma parte de muita racionalidade (e basta prestar a mínima atenção em suas letras para notar isso) a uma outra parte, segundo o baixista Maurício Rossini, lúdica.

Se de alguma forma isso soou pretensioso, basta ouvir as faixas do grupo de Caxias do Sul (RS), para ter certeza que não é disso que se trata sua música. A mensagem por trás das faixas é sim importante, mas de forma alguma ela se torna reclusa ou cabeçuda demais. O tal método filosófico que a banda toma como mote serve para organizar as ideias e facilitar a fluência delas nas letras, nada mais que isso. E, como diria René Descartes, “Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir”.

”Acho que as letras refletem a nossa vivência. Escrevemos e cantamos da maneira mais sincera possível e levamos a mensagem não só pela música, mas a cada ideia trocada. Acho que essa é a chave, o som não passa nada além do que nós somos e sentimos e por isso soa verdadeiro”

Musicalmente, o grupo se apresenta também bem aberto às mais variadas ideias. “Na verdade, nós não definimos muito bem as influências, pois elas variam conforme a fase que nos encontramos”, nos contou Rossini, que ainda continua “o lance mesmo é não nos proibir de testar, se der vontade nós colocamos no som e, se ficar bom ali, permanece”.

A fase atual do grupo transita entre referências diversas, que vão do Hardcore à Psicodelia, pelo menos esses são os ingredientes primordiais do primeiro EP da banda, Steve Julio e de seu futuro primeiro álbum, Ensaio, esperado para breve, pelo selo Honeybomb. “A ideia é experimentar sem medo, criar uma sonoridade mais livre. Acho que isso nos define: liberdade”

O grupo se formou a partir das cinzas de um outro, no qual Maurício, Léo Lucena (também membro do grupo Catavento, que já foi dica no Ouça: Bandas) e Diogo Dall’Agno faziam parte. Francisco Maffei, produtor de algumas bandas do selo Honeybomb, completou o time e assumiu a segunda guitarra. A partir dali a banda começaria a convergir suas influências e gravá-las, o que resultou em seu primeiro registro, lançado em 2012.

Dois anos se passaram desde então e o grupo prepara o lançamento de seu primeiro álbum. Ensaio ainda não tem data de lançamento firmada, mas você pode ouvi-lo na íntegra em uma sessão ao vivo. Se sem maquiagens de pós-produção o conteúdo soa muito bem, imagino que quando estiver completamente produzido ouviremos um dos grandes álbuns do ano.

Loading

ARTISTA: Descartes
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts