Ouça: Odradek

Trio de Piracicaba cria Math Rock com muita agressividade e transpiração

Loading

Feroz é uma boa definição para o som do trio de Piracicaba Odradek. Misturado a partir de referências diversas e congruentes como o Math Rock, Punk, Rock Progressivo e o Experimental, o som que surge de suas composições é no mínimo surpreendente. Seu aspecto diminuto em número de integrantes não coincide com o peso, virtuosismo e aspereza sonora violenta despejadas nos dois únicos EPs da banda até então: Hómunculo Vol 1 e Hómunculo Vol 2.

Apesar dos cerca de 70km que separam Campinas de Piracicaba, podemos consider tanto a Odradek como a Lisabi, bandas que carregam o mesmo espírito de experimentalismo, distorção e energia. São representantes de uma grupo que se destaca por uma vontade de explosão que nos leva a nomes como At The Drive-In e The Mars Volta. Formada em 2013 por Fabiano Benetton, Tomas Gil e Caio Gaeta, o trio teve seu nome absorvido por um conto bizarro de Franz Kafka, Preocupações de um Pai de Família e que, segundo o grupo, se assemelha de forma sinestésica ao som criado aqui.

No meio do universo alegórico de Kafka, poderíamos considerar o trio como também a Metamorfose, dado o número de referências intermusicais e entre seus EPs – levadas de Ska surgem no meio de Bidet enquanto o Post-Hardcore dá as caras na ótima Nebula. Entretanto, o inesperado surge das influências do Math-Rock por causa de seus tempos musicais inusitados e suas linhas melódicas de instrumentos que se complementam de forma orgânica e pelo gosto exarcebado pelo Progressivo – quando parecemos chegar a um desfecho, um turbilhão de referências coloca tudo abaixo e o novo estágio é sempre mais polvoroso que o anterior.

Seus curtos EPs que devem ser completados por um último volume em breve representam um estado de composição que talvez não se reflita atualmente na banda após shows pelo Estado de São Paulo com bandas como E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante, mas são o elemento condensado do que podemos esperar do trio. Quebras de tempo inesperadas, levadas ritmicas precedidas por muita distorção e uma preocupação com a transpiração instrumental já fazem parte de Prepucio, Mononucleosis e Dull. Estas que são quase Jam Sessions dada a falta de rigidez estrutural e abertura ao instrumental. No entanto, para o bom fã de música distinta, fora do centro do comum e do esperado, o Odradek é um convite para um show ao vivo e para finalmente entendermos de onde vem tanta ferocidade e transpiração assim.

Loading

ARTISTA: Odradek
MARCADORES: Ouça

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.