Ouça: Thunderbitch

Brittany Howard (Alabama Shakes) surpreende com projeto paralelo e disco não-anunciado

Loading

É isso mesmo como você leu no subtítulo: Brittany Howard, vocal/estrela do avassalador Alabama Shakes, tem uma outra banda. E, sim, é tão boa quanto. Respire fundo e tente assimilar essa informação antes do play: Tão boa quanto A. Shakes.

Thunderbitch é uma espécie de lenda do cenário musical roqueiro do sul dos EUA, tendo feito um primeiro show em dezembro de 2012 (meses depois de Brittany já ter sido apontada como grande promessa da música pelo lançamento de Boys & Girls) ao lado de membros dos grupos Fly Golden Eagle e Clear Plastic Masks e apenas mais duas apresentações desde então, todas meio underground mesmo.

Tudo o que o lado de cá do mundo poderia conhecer estava resumido a duas faixas no SoundCloud. Daí, nesse espírito de segredo, meio de mito, Thunderbitch lançou nesta semana seu primeiro e homônimo álbum, de surpresa.

Não tem como não compará-la a Alabama Shakes, então vamos lá: Trata-se de um Rock mais “jaqueta de couro e óculos escuros” mesmo, mais sujo e cheio de pose (como a maquiagem e peruca denunciam). Tem mais a ver com Boys & Girls do que com Sound & Color, por umas referências menos suingadas e mais enraizadas na tradições do gênero, sejam lá elas quais forem.

My Baby Is My Guitar – uma das músicas do SoundCloud, também presente no álbum (com uma mixagem mais caprichada, diga-se de passagem), é prova disso, com sua pegada deliciosamente Jimi Hendrix.

Thunderbitch – My Baby is My Guitar

A outra já conhecida é I Don’t Care, que aparece já na segunda faixa de Thunderbitch como um grande convite ao Rock’n’Roll festeiro, suado e com cheiro de cerveja derramada no chão que é o som da banda.

Thunderbitch- I Don’t Care

O álbum está disponível apenas para compra na iTunes Store, além da loja virtual do site – no qual é possível também ouvir em streaming todas as músicas. Uma primeira audição já parece ser suficiente para você voltar toda sua atenção à banda, principalmente se você já dedicou de seus últimos meses ouvindo Sound & Color.

Disse recentemente em uma rede social que tenho amigos que não gostam de cachorro ou de chocolate, mas todos gostam de Alabama Shakes. Se fosse declarar algo hoje, seria de que não conheço ninguém que não se admire com o talento e a presença de Brittany Howard, que, se já possuia tantos fãs, merece agora ganhar o mundo inteiro de vez.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.