Ouça: Senomar

Banda mineira apresenta uma versão atualizada da MPB

Loading

Apesar de carregar o nome de Senomar Torres, o projeto Senomar é formado por um coletivo de amigos mineiros que se juntaram em Uberlândia para dar vida à música que emanava da cabeça de quem dá nome nome a banda. O resultado desse encontro é algo encantador e capaz de despertar no ouvinte certo saudosismo, ao mesmo tempo que ruma a algo novo, algo que poderia ser encaixado no guarda-chuva de estilos chamado MPB (ou qualquer outro predicado que o gênero possa receber).

O som do grupo tem uma pegada roqueira, mas também flerta com o Samba e alguns outros regionalismos. Um misto bem rico e contemporâneo que permite o grupo criar uma mobilidade interessante entre extremos, vagando por tendências já exploradas anteriormente por bandas como Los Hermanos, Santa Maria da Feira e Gram, mas, ao mesmo tempo, dando seu próprio tempero aos ingredientes. Tristeza nas letras, riffs ríspidos e orquestrações suaves se misturam em melodias envolventes e vocais roucos do músico.

A faixa Descombina foi o primeiro single da banda e mostra esta mistura em um estágio mais cru. Algo ainda mais próximo de suas referências do que de um som puramente autoral.

É interessante observar que esta faixa foi gravada em julho do ano passado, pouco tempo após a criação do grupo. De lá para cá, o salto criativo é gigantesco e rendeu um single que me chamou a atenção instantaneamente: Razão Ou Não.

Essa é também a faixa que abre o álbum de estreia do grupo, o recém-lançado Onze, que segundo Senomar (o músico) é o número do apartamento onde tudo começou, assim como um número bem presente em sua vida. Com dez faixas inéditas, o disco reforça esse misto de Rock, Samba e regionalismos através de músicas que navegam muito bem entre esses estilos.

A obra foi gravada em Pirenópolis (GO) com a ajuda do produtor Gustavo Vazquez (que já trabalhou com nomes como Macaco Bong, Black Drawing Chalks e Molho Negro). As imagens e o clima da canção foi captado em vídeo e ilustra o vídeo da faixa Razão Ou Não.

Se você é fã da música brasileira feita nos últimos dez anos, certamente Onze pode entrar em sua lista de discos do coração, um daqueles que vai te acompanhar para a vida e servir como trilha sonora para os futuros momentos de sua vida.

Loading

ARTISTA: Senomar
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts