Ouça: Sofi Tukker

Duo faz Dance Music contagiante com referências do mundo todo

Ouça: Sofi Tukker

"Fazer Dance Music é uma coisa espiritual. É sobre estar completamente absorvido pelo ritmo e pela vibração, num ponto que as coisas insignificantes da vida param de importar. Eu venho ensinando várias formas de yoga por quatro anos e Drinkee, em particular, tem muito da minha experiência com cântigos da Kundalini Yoga. Ao repetir os sons várias e várias vezes, eu perco a noção do tempo, do espaço e do ego e posso apenas pulsar."

Não sei se qualquer coisa que possa ser dita neste texto vai descrever melhor o som do duo Sofi Tukker quanto esta declaração de Sophie Hawley-Weld. Ela e Tucker Halpern estão na fase embrionária deste projeto de Dance Music com um potencial enorme. O primeiro contato de muita gente com a música do duo tem sido em um dos comerciais lançados nesta semana para promover o Apple Watch, além de ter estreado com exclusividade na rádio Beats 1, do serviço de streaming Apple Music.

É difícil dar a informação da origem da dupla. Os dois moram em Nova York, mas ela é alemã, que morou durante muito tempo na Itália e no Canadá, tem os pais morando na Holanda, mas se considera brasileira, apesar de ter morado apenas seis meses no país, segundo ela, pois aqui "a música pulsa em todo lugar e eu amo". Ele era jogador de basquete universitário - se buscá-lo na Internet, todas as suas referências e fotos o descrevem como atleta - , quando teve um problema de saúde e acabou entrando para a música. Na época em que se conheceram, ele era DJ e ela gostava de compor muita Bossa Nova, o que resultou na mistura de Música Eletrônica e ritmos latinos e africanos, tudo isso, surpreendentemente cantado em português.

A letra de Drinkee, primeiro single liberado por eles até o momento é inspirada no poeta brasileiro Chacal, que também compôs algumas canções para a banda Blitz na década de 1980. A canção é contagiante, uma Dance Music que se afasta bastante da EDM e do House, tão populares atualmente e se aproxima mais das batidas frenéticas de Yacht ou Classixx, mas com o gingado brasileiro de uma faixa do Bonde do Rolê ou de Playsom, do Baianasystem - uma das faixas mais legais deste ano. Tudo isso com um riff de guitarra que bate o da maioria das faixas de Rock lançadas recentemente.

Sofi é um daqueles projetos com as referências e as motivações mais legais possíveis e apesar de terem lançado apenas uma faixa, conhecer melhor o duo aumenta as esperanças de não ser um acerto único. Com a movimentação de marcas e festivais em torno deles e também não se surpreenda se ouvi-los em todo lugar nos próximos anos.

Artista: Sofi Tukker

Marcadores: Ouça