Ouça: Kastelijns

Talentoso goiano traz Lo-Fi e Psicodelia através de sons ambientes

Loading

Fotos: Beatriz Perini

A adolescência é uma fase da vida na qual sentimos e entendemos pela primeira vez o sentido da palavra desconexão. Existe uma certa inclinação para encontrar coisas que nos tragam significado, ao mesmo tempo em que tudo se mistura ao turbilhão hormonal particular desse período. Talvez isso explique o porquê de tantos jovens acabarem se jogando e se orientarem na música, a válvula de escape para o que parece preso na sua cabeça.

Curiosamente, tudo já parecia muito bem elaborado nos enigmáticos sons enclausurados em Kastelijns, garoto goiano que, aos catorze anos de idade, se jogou nas cordas de nylon de seu violão. Ao longo de quatro anos, o músico começou a gravar em seu quarto o que se passava em seu inconsciente e a transcrição de suas experiências é percebida na coletânea raposa, sendo seu resultado uma mistura entre Psicodelia pueril e ambiências desconhecidas. Por vezes, ouvimos somente vozes distantes e sons espaciais como nos ecos de Dunblodypa, enquanto, em outras, tudo se mistura a belas melodias bucólicas, como na linda Answer.

De qualquer maneira, o aspecto Lo-Fi das gravações em fita K7 traz ainda mais charme aos distantes sons calçados no reverb, delay e na delicadeza de seu violão. Não é a toa que suas produções caseiras o aproximaram ainda mais de seu amigo e também produtor Benke Ferraz – mais conhecido como guitarrista e uma das cabeças do grupo Boogarins. E se em alguns momentos podemos perceber a sua guitarra caracterísitica, como em Answer, em outros, não sabemos de onde vem o som cristalino e quase vocálico de faixas como Before The Storm (deleite para fãs do experimentalismo de John Frusciante), ou na levitante Lisa.

No entanto, existe um elemento comum em todos esses recortes da juventude: sons ambientes diretos ou indiretos – como o mar, vozes televisas e outras coisas . Isso é algo que coloca Kastelijns ao mesmo tempo dentro de seu quarto e longe dele, como na gigante Praia (única faixa que que chega aos sete minutos), ou em Leave Home (pequena, melancólica e psicodélica pérola sobre a vontade de sair de casa). A conclusão da faixa com a letra “Mama I Think I am not ready to leave home” não poderia ser mais bonita e reflexiva. Inevitavelmente, a distância é a chave da coletânea e explicação do primeiro lançamento do selo LALONGE, parceria firmada entre ele e Benke.

O pequeno relato, dividido em atos com duração média de dois minutos, é um gigante cartão de visita de um músico que foi atrás do sentido de sua vida. Revela um artista cru em suas composições, mas extremamente desconectado de padrões normais e que transforma inquietudes e mistério em sua resposta artística. A bela capa desenhada e as outras artes em sua página do Bandcamp mostram que o expressionismo musical é apenas uma das vertentes de Kastelijns – algumas das mais famosas camisetas do Boogarins espalhadas pelo Brasil são de autoria dele também. Logo, através de raposa, podemos perceber que a igualmente jovem Goiânia, fundada em 1933, ainda tem muitas outras surpresas para nos mostrar.

Loading

ARTISTA: Kastelijns
MARCADORES: Ouça

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.