Ouça: Les Adieux

Duo de Blumenau faz mistura impressionista entre Punk, Rock, Emo e Post-Rock

Ouça: Les Adieux

Dica de um dos nossos leitores, o duo blumenauense Les Adieux me chamou a atenção por alguns motivos. O primeiro deles é esse nome em francês que, quando contrastado com o som do grupo, faz todo sentido. O segundo foi o fato de ter tocado com a banda potiguar Mahmed durante sua passagem por Florianópolis em novembro. A terceira - e não menos importante - tem a ver com os estilos envolvidos na produção da dupla: “Punk, Rock, Experimental, Impressionista”, segundo os mesmos contam.

O tal Punk Impressionista do duo tem também elementos do Emo e Post-Hardcore, o que gera uma mistura ainda mais interessante. Mas, diferente do que essas credenciais podem te fazer imaginar, o som do grupo não tão extremo quanto parece. Com uma boa dinâmica entre o peso do Punk, a dissonância do lado Experimental e suavidade dos elementos do Emo e Post-Hardcore, o resultado é algo bastante conciso.

O primeiro EP do grupo, lançado em julho do ano passado, pode ser uma boa pílula de entrada entender um pouco mais do que é Les Adieux e principalmente dessa sua nova fase. Sem contar que títulos como As Invasões Napoleônicas em Rússia, Os Diálogos de Hams e Clov (Cadavérico), D. Gale e Time To Move Back tornam a ambientação, digamos, Impressionista ainda mais interessante.

Além deste EP, o grupo gravou seu primeiro disco em 2014. Homônima, a obra unifica oito faixas em que os vocais aparecem mais como um adereço, que como fio condutor das músicas, que mostram certa disposição para flertar com estilos como Math Rock e Jazz, ainda que seja também de forma pouco tímida. Com propostas bem diferentes, os dois lançamentos do duo contam uma história de evolução e refinamento em proposta e forma - evolução essa que aconteceu em apenas pouco mais de um ano.

Citando trechos de Liev Tolstoi ou descrevendo seu som como “Trilha sonora para os momentos de despedida, de separação. A saudação do “adeus” e suas nuances sensitivas”, Gus Estorvo e Renan Evaristo tem um som peculiar e agridoce na medida certa a proporcionar ao ouvinte uma boa aventura sonora pelos corredores obscuros e distorcidos do Rock.

Artista: Les Adieux

Marcadores: Ouça