Ouça: Rumbo Reverso

Por experimentações Lo-Fi, projeto faz músicas interessantes com liberdade criativa

Loading

Existe uma liberdade interessante na maneira com que Rumbo Reverso trabalha suas músicas – e, se você me perguntar, é assim mesmo que tem que ser. Não apenas pelo desapego a rótulos prontos para explicar seu trabalho, mas pela maneira com que os timbres entram e cumprem seus papeis dentro dos arranjos.

Essa sensação é bem marcante ao ouvir seu segundo álbum, devidamente nomeado II, uma obra que merece ser ouvida da maneira com que é apresentada no SoundCloud, sem a necessidade de divisão entre as faixas (como no player abaixo).

“A concepção do disco foi meio que baseada na forma como se faz um filme de cinema, ou seja, se tem um roteiro e não necessariamente se começa pelo início”, explica Cacá Amaral (guitarra, bateria e efeitos em loop), conforme citado no release de imprensa. Ele completa que percebeu “que o que mais me atraía eram esses padrões mântricos de hipnose mesmo” enquanto desenvolvia suas composições, “em vez de explorar a mudança de harmonia por arranjos harmônicos e convenções rítmicas complexas, eu pensei em explorar uma mesma estrutura melódica repetidamente e pesquisar todo o espectro de texturas e timbres que essa mesma estrutura pode dar”.

Essa liberdade criativa chega ao ouvinte de duas maneiras. O mais atento ficará intrigado com as pequenas reviravoltas no roteiro, enquanto quem só der o play entrará muito provavelmente no transe que aproveita a ambientação etérea. De fato, parece muito a trilha perdida de algum filme por aí.

Interessante e Lo-Fi, vale conhecer também o universo apresentado em seu primeiro trabalho (I), com uma personalidade própria nos timbres, mas já com essa mesma natureza livre e um tanto meticulosa que Rumbo Reverso apresenta.

Loading

ARTISTA: Rumbo Reverso
MARCADORES: Ouça

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.