Ouça: Amarelo Manga

Banda carioca apresenta lisergia já muito brasileira em seu primeiro álbum

Loading

Uma amiga brasileira que morou na Europa por muito tempo me disse uma vez que qualquer comida com manga a fazia lembrar do Brasil, e acho que muita gente por aqui teria uma impressão parecida. Uma outra amiga tinha uma mangueira em casa até hoje não consegue comer a fruta (essas cheiros traumáticos da infância). No meu caso, era uma árvore alta atrás do prédio da minha avó e os sucos gelados quando estava de férias por lá, no Rio de Janeiro. Essas três informações um dia cruzaram minha mente quando aprendi que a manga não era daqui, mas originária da Ásia.

Pois bem, Amarelo Manga é uma banda carioca que faz um som não tão propriamente assim brasileiro, mas muito fácil de ser identificado por alguém nascido e crescido por aqui como familiar – ou melhor, como integralmente nosso. Como no caso quando sua conterrânea Bilhão lançou Atlântico Lunar e depois confirmou a suspeita em entrevista.

Pelo menos, é essa a sensação ao ouvirmos o disco Nuca, que saiu nesta semana pelo selo Deck Disc. Você tem aquelas guitarras do Rock Alternativo tão anos 90 e da Psicodelia indo ao encontro de um clima que fica muito bem em português, um clima um tanto lisérgico que combina perfeitamente ao clima dos trópicos por aqui.

Pode não ser o que você encaixaria no clichê “música brasileira”, mas fica bem ao lado de mais gente que faz esse tipo de “antropofagia roqueira” hoje em dia, seja mirando mais no passado, como Vitreaux ou no mais contemporâneo, como Morfina.

E tem show de lançamento nesta quinta, 14 de julho, na Casa da Gávea (RJ). Vale conhecer.

Loading

ARTISTA: Amarelo Manga
MARCADORES: Ouça

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.