Ouça: Rich Brian

Rapper de 18 anos explodiu na Web para muito além de sua Indonésia natal

Loading

Drogas, violência e sexualidade – se o uso dos temas mais pertinentes da cultura do Hip Hop não te surpreendem já há algum tempo, bem vindo à obra de Brian Imanuel, conhecido hoje como Rich Brian.

Natural de Jacarta, na Indonésia, o rapper começou sua carreira em 2015 e viralizou na Web no ano seguinte com o single (e o clipe) Dat $tick sob o nome Rich Chigga. Sua fluência no gênero, suas escolhas estéticas e seu timbre grave já somariam razões suficientes para chamar atenção, mas tudo se agrava ao descobrirmos que, no lançamento do vídeo, ele tinha apenas 16 anos.

Os dois anos que seguiram desde que o vídeo viralizou incluíram elogios descarados de gente como Ghostface Killah e 21 Savage, além de um grande respeito por parte da comunidade do Hip Hop contemporâneo, o que o levou para gravar em Los Angeles.

Há muito o que se conversar sobre sua música e cada um de seus lançamentos, como a disseminação de informação que forma uma cultura jovem bastante uniforme pelo mundo (lembra quando o pessoal no milênio anterior falava de “globalização”?), ou mesmo sobre esse referencial “sexo, drogas e violência” se comunica com aquilo que chamamos de Cultura Pop. Uma olhada em seus videoclipes logo levanta esses assuntos.

Quem curte o Rap mais atento às tendências, desbocado e de vibe contemporânea – como o de Earl Sweatshirt, Tyler, the Creator ou mesmo de Tommy Cash – vai gostar deconhecer Rich Brian e de saber que seu primeiro álbum, Amen (aquele feito em Los Angeles), saiu em 2 de fevereiro.

Loading

ARTISTA: Rich Brian
MARCADORES: Ouça

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.