Ouça: August Greene

Trio discute o papel do negro na sociedade através de sua mistura entre Jazz e Hip Hop

Loading

Lembro que quando sugeri August Greene como elegível ao Ouça: Bandas, o primeiro comentário que ouvi foi: “para gravar com Brandy, a banda já deve ter algum cacife”. Bom, esse comentário não podia estar mais certo.

Mais uma que uma banda nova qualquer, o grupo é na verdade um projeto de três músicos já bem conhecidos e que não por menos recebem a alcunha de superbanda ou supergrupo quando juntos – um superlativo mais que merecido visto que o trio por trás das músicas é composto pelo rapper Common, pelo tecladista Robert Glasper e pelo baterista Karriem Riggins.

Dois desses três nomes são figurinhas carimbadas aqui no Monkeybuzz, aparecendo sempre com seu Jazz, que não importa qual seja o adjetivo acompanhante (Fusion, Avant-Garde ou Free), sempre consegue trazer um toque de modernidade ao quase centenário estilo. A presença de Common, como esperado, traz ainda uma pitada de Rap e R&B à mistura. Com a cantora Brandy, essa união ficou ainda melhor e rendeu a ótima colaboração Optimistic.

Mais do que unidos por uma afinidade musical ou motivos mercadológicos, com a fusão desses estilos, o trio se junta de forma conceitual. A união desses três negros super respeitados na música moderna reflete exatamente o papel do negro na sociedade, especialmente na cultura norte-americana em que tem ebulido mais uma vez diversas discussões sobre racismo, poder e violência.

Esse debate tão atual é trazido no segundo single do grupo: Black Kennedy. “Essa música foi uma forma de falar que nós vamos criar e operar na excelência negra”, disse Common, que prossegue: “Para muitas pessoas, a família Kennedy simboliza a release e representa poder, estilo e influência. Eu pensei, se vou fazer isso, vou fazer de um jeito negro”.

A discussão não para nessas duas canções, pois o trio prepara para o dia 9 de março seu primeiro disco, Black America Again (talvez uma alfinetada no presidente Donald Trump e seus atos racistas), que será lançado em uma iniciativa da marca Amazon.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts