Ouça: serpentwithfeet

Gospel e Eletrônica são referências claras na obra do artista de Nova York

Loading

Nova York é uma das cidades mais amadas do mundo pela cultura Pop, se não for sua mais retratada em filmes, séries, quadrinhos ou mesmo na música. Na ficção para TV, de Seinfeld a Girls, a população da merópole é retratada como original e criativa – na primeira, para efeitos cômicos, de uma maneira mais exagerada e excêntrica que na segunda, onde a vida no Brooklyn é tão fetichizada. Josiah Wise, artista que se apresenta como serpentwithfeet, poderia estar em algum episódio de qualquer uma delas, ou de qualquer outra que comente a produção criativa de Manhattan e arredores.

Suas tatuagens, piercings e figurinos o identificariam como um personagem marcante, ainda que devidamente pertinente, de qualquer grande centro urbano – Tóquio, Berlim ou São Paulo, por exemplo -, mas foi NY onde o cantor decidiu se basear, saindo de sua Baltimore de nascença para pertencer à cidade. E como todos os artistas que entram para a história, ele traz consigo uma boa dose de surpresa quando começa a cantar: Toda a força visual que sua figura carrega se traduz em uma delicada sensibilidade.

Ele cita a música Gospel como uma de suas maiores influências (sua educação musical foi justamente em uma igreja), mas o que serpentwithfeet entrega flerta bastante tanto com o R&B contemporâneo quanto com a música Eletrônica de caráter mais autoral, de Anohni a Sufjan Stevens, principalmente pelo sentimentalismo nas faixas. Quem curte de Janelle Monáe a Moses Sumney, passando por Shamir, também tem chances de colocá-lo entre seus novos favoritos.

Em 08 de junho, serpentwithfeet colocará no mundo o seu primeiro álbum, Soil, que terá as já apresentadas bless ur heart e cherubim. Será seu primeiro lançamento desde o EP blisters, de 2016, que projetou o artista entre o público atento ao som contemporâneo que vocaliza minorias que não teriam nenhum espaço em outros tempos. Como Nova York e outros pólos culturais nos relembram, talentos assim podem sempre residir entre os maiores destaques.

Loading

MARCADORES: Ouça

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.