Ouça: Tirzah

Primeiro álbum da cantora britânica mostra como ela dialoga bem com a produção contemporânea

Loading

Fotos: Alexandra Waespi

A primeira vez que a cantora Tirzah apareceu no Monkeybuzz foi há praticamente quatro anos, quando foi lançado o videoclipe Sun Down, faixa do produtor Tricky com vocais da artista. Com uma série de singles ao longo de 2018, que culminaram no lançamento de seu primeiro álbum, Devotion, agora em agosto, está mais do que na hora de vermos seu nome no destaque principal aqui do site.

O que ela fez em Devotion foi pegar as referências musicais que rondam o Indie de cunho mais Pop nos últimos anos – aquela vibe Eletrônica com um quê de R&B. Com isso, ela criou uma obra que reúne os aspectos mais “crus” e “secos” que a produção contemporânea tem feito, ao contrário daquela vibe volumosa, cheia de camadas de alguns anos atrás.

Esse disco, assim como sua carreira como um todo, nasceu da amizade com o produtor Mica Levi (Micachu), que ela conheceu na adolescência enquanto os dois estudavam na mesma prestigiada escola de música no norte de Londres (ela fazia harpa e ele, violino, viola e composição). Se esses timbres não são encontrados na música que eles fazem juntos, é fácil afirmar que vem daí esse domínio que os dois têm na confecção de faixas que fogem do óbvio e sabem priorizar o fator mais “humano” da música – ou seja, a letra e o vocal de Tirzah, hoje na marca dos 30 anos.

É o tipo de som que você ouve em 2018 e, se por um lado parece uma música vinda de um futuro próximo, sabemos por outro que isso prova o quanto a cantora dialoga bem com as vanguardas. Fica a impressão de que, daqui alguns anos, estaremos citando Tirzah como alguém influente para a música que ouvimos no fim dos anos 2010, ou na virada para os 2020.

Pode ser que seu nome rode muito mais como referência para outros artistas mais populares do que nos ouvidos de um grande público. Mesmo assim, é inegável o valor que um lançamento desses tem em 2018. Não só pelo que ele pode vir a representar em um contexto maior, mas porque sua qualidade é motivo mais do que suficiente para colocar nossa atenção em Tirzah de uma vez por todas.

Loading

ARTISTA: Tirzah
MARCADORES: Ouça

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.