Ouça: Dead Sons

Quinteto de Sheffield renasce das cinzas do Milburn para criar um Desert Rock agressivo, que lhe rendeu algumas comparações com Arctic Monkeys e Queens of The Stone Age

Loading

Das cinzas do Milburn, extinto em 2008, nasce uma banda com uma sonoridade que ninguém imaginaria vinda de Thomas Rowley e companhia. De uma banda standard de Indie Rock inglês dos anos 2000 para o Desert Rock muscular feito pelo Dead Sons foi uma mudança e tanto (e muito bem vinda) para esses garotos de Sheffield.

Guitarras distorcidas e agressivas, riffs pesados, um bocado de fuzz e sujeira, e muita testosterona renderam ao grupo inúmeras comparações com Rock feito pelo Queens Of The Age e até mesmo o Arctic Monkeys, em sua fase Humbug. As comparações com a segunda, nos últimos anos, só aumentaram devido a algumas semelhanças entre os vocais de Rowley e Alex Turner, além de as duas bandas serem conterrâneas e já terem dividido palco no histórico show de Don Valley Bowl (aquele mesmo que rendeu inúmeros rumores sobre o possível DVD dos macacos).

Questionados sobre as insistentes comparações, o quinteto respondeu: “Ser comparado com uma das maiores bandas de Rock do mundo não é uma coisa ruim, não é? Eles são nossos amigos e acho que não nos influenciam, da mesma maneira como nós nãos os influenciamos”. Dito isso, eu deixo que vocês tirem suas próprias conclusões.

A formação da banda veio um ano após a dissolução do Milburn, mas foi só em 2010 que o grupo foi devidamente apresentado ao mundo, quando tocou no Tramlines Festival, em sua cidade natal. Desde então o grupo lançou uma série de EPs (você pode ouvi-los no Bandcamp da banda), que curiosamente atingiu o topo das paradas turcas, principalmente o single Shotgun Woman. Esses lançamentos serviriam como base para seu disco de estreia, The Hollers & The Hymns, que chegou as lojas em fevereiro de 2013.

De 2010 até o lançamento de seu disco de estreia, nota-se claramente que o peso de suas músicas só foi aumentando. Enquanto as baladinhas tomavam boa parte dos EPs, seu disco conta com poucas delas. Porém as que aprecem tem um efeito estratégico dentro da obra: a de deixar o ouvinte respirar. Ainda assim, você sabe que hora ou outra essas faixas vão explodir em um mar de barulho, você só não sabe quando e isso as torna um momento intrigante e extremamente divertido ao ouvir o álbum.

Lançado oficialmente no dia 18, The Hollers & The Hymns é um registro do Indie Rock inglês como não se via há muito tempo pelas Terras da Rainha. Com certeza uma ótima estreia para esse novo quinteto de Sheffield.

Loading

ARTISTA: Dead Sons
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts