Ouça: Uptown XO

Rapper mistura R&B e Hip Hop a suas letras politizadas e cheias de protesto

Loading

Para quem está por dentro dos lançamentos do Rap/Hip Hop nos últimos anos, o nome Uptown XO (ou simplesmente XO) não deve ter passado despercebido, principalmente pelo fato do músico estar envolvido com o grupo Diamond District (ao lado dos rappers Oddisee e yU). Ligado ao lado mais melódico do Rap e sem nunca deixar de lado a lírica ácida e contestante proposta em seu grupo, Jamaal Walton cria uma musicalidade interessante ao uni-lo ao Hip Hop e ao R&B contemporâneo.

Oriundo de Washington, o rapper se estabelece com um discurso sociopolítico e econômico sobre sua região, critíca a mídia mainstream, políticos e falsos profetas, além de falar sobre si mesmo, em sua jornada de autodescoberta e aceitação – tudo isso sem nunca deixar de lado uma boa produção, cheia de boas sequencias de batidas e uma instrumentação rica, o que por fim gera uma amálgama muito interessante.

Boa parte de suas músicas tratam de temas como violência, crime, drogas e tráfico, mas tudo isso a partir de suas próprias convicções e pontos de vista, que sempre visam se distanciar de tudo isso. Faixas como Everyday, tiradas de seu primeiro disco, lançado em janeiro deste ano, mostram muito bem essa dualidade.

Mesmo que o álbum tenha chegado somente neste ano, o rapper cria música sozinho há algum tempo. Começando muito jovem em sessões de “microfone aberto” (em que os artistas geralmente improvisam ou mostram suas letras em cima de batidas simplórias), Jammal iniciou nesta mesma época vários projetos e coletivos de Rap até finalmente entrar para o trio Diamond District.

Ao mesmo tempo em que se dedicava aos grupos, o músico também produzia de forma solo algumas mixtapes – as que mais se destacam foram lançadas em 2011 e 2012, Monumental Vol.2 e The Color Grey, respectivamente.

Colour De Grey, de fato seu disco estreia, chegou neste ano como um dos bons lançamentos do gênero e atingiu boas notas por sites e blogs especializados por onde passou. Produzido por AB the Pro, o álbum ainda conta com uma série de participações (Messiah, Docigapom, Benji, Danni e U St. Face) e mostra muita da confiança e do carisma do músico. Se você gosta de boas batidas, fluência nas rimas e letras espertas, XO é uma boa pedida.

Loading

ARTISTA: Uptown XO
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts