Ouça: Troumaca

Quinteto inglês joga diversos estilos no liquidificador para criar algo totalmente inventivo e quase inclassificável

Loading

Birmingham, nos últimos anos, tem se destacado com um dos grandes celeiros das bandas mais inventivas da música moderna. Só nesse último ano saíram de lá bandas como Peace e Swim Deep, dois grupos que, cada um a sua maneira, trouxeram boas novidades à sua música, conseguindo bons resultados em seus discos de estreia. De lá, saiu também um quinteto com uma mistura bem peculiar, o Troumaca.

Se em sua descrição aparecem estilos como Bass Escapism, Soul e Dub, há tantos outros que deixaram de fora e são importantes para tentar esclarecer um pouco dessa mistura que a banda faz. R&B, Synthpop, Indie Pop, Electropop, Dream Pop, alguns tons tropicais e hipnóticos e mais outros tantos gêneros que perfilados ainda não conseguem explicar tão bem a sonoridade.

Independente do gênero ou de classificações, essa mistura soa incrivelmente bem aos ouvidos, se tornando uma experiência divertida e dançante a quem se aventura pelas faixas do grupo.

Formada em 2011, o grupo começou de fato a chamar alguma atenção no fim do ano passado, com alguns singles que anteciparam seu The Virgin Island EP, lançado em janeiro deste ano. Com apenas quatro faixas, esta pequena obra já mostrava um pouco desse misto (quase inexplicável), porém guiado por um direcionamento mais à Música Eletrônica. Lady Colour foi o principal single desta compilação de faixas e felizmente veio a integrar o primeiro disco dos ingleses.

Para provar que esta mistura funciona também em grandes doses, o quinteto lançou no fim de agosto The Grace, seu álbum de estreia que traz em 45 minutos onze faixas que vagam por toda esta paleta sonora criada pela banda. Desafiador e ao mesmo tempo prazeroso, o álbum é um potente debut que abre a carreira de uma banda com um enorme potencial de emplacar no mainstream (a exemplo Alt-J, que com seu som “esquisito” também caiu no gosto popular).

Loading

ARTISTA: Troumaca
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts