Ouça: Mankind

Quarteto de Estocolmo honra as tradições roqueiras de seu país com muito barulho e agressividade, sem nunca deixar de lado o viés Pop tão presente em outras bandas suecas

Loading

Desde o começo dos anos 2000, a Suécia tem visto surgir em suas terras muitas bandas com “selo de exportação”. Esse grupos surgiram dentro dos mais variados estilos, como o Folk (First Aid Kit e The Tallest Man on Earth), Synthpop (El Perro Del Mar e Niki and the Dove), Indie Pop (I’m From Barcelona, The Royal Concept e Peter Bjorn & John), Eletrônico Experimental (The Knife, Lykke Li) e Dream Pop (The Radio Dept), entre outros, e, no campo do Indie Rock, surgiram naquelas terras escandinavas nomes como The Hives, Mando Diao e The Mary Onettes. O quarteto de Estocolmo Mankind vem para continuar a tradição do país em revelar bons talentos no gênero.

Fazendo um Rock barulhento, com grandes doses do Garage Rock, um pouco do Punk Progressivo e até mesmo um pouco da pegada suja do Grunge, o quarteto tem nas mãos um som caótico e agressivo que tem ganhado atenção da imprensa especializada não somente em seu pais de origem. Seu mais recente EP, Blood, Sugar, foi em parte responsável por isso – mostrando duas novas canções, a faixa-título e Yet Not a Mote of Dust Is Stirred.

Mankind – Blood, Sugar

Mankind – Yet Not a Mote of Dust Is Stirred

Apesar de ganhar atenção internacional somente agora, o grupo já existe desde 2010 e neste três anos de existência já lançou mais alguns EPs e singles que o levou a participar do Peace & Love, maior festival de música da Suécia, além de ainda fazer uma turnê europeia e ser a atração de abertura para o Palma Violets em seus shows no país.

Nesta época, o som da banda se orientava para um lado mais Pop e dançante, ecoando o que foi grande na cena inglesa na metade da década passada. Faixas como Mutually Wild e Keep Your Bags Packed, do EP New Bag, mostram isso muito bem.

Mankind – Keep Your Bags Packed

Antes ainda, o single Do The Dance mostrava um lado ainda mais Pop e de certa forma retrô no som da banda – fazendo algo que pode lembrar o inicio do Rock inglês, lá da década de 60.

Ainda que este caminho Pop tenha ficado para trás, a acessibilidade da música da banda continua presente e só deve aumentar em seu álbum de estreia, produzido por ninguém menos que Gordon Raphael (que já produziu gente como The Strokes, Regina Spektor e recentemente o debut do Audac). Ainda que não tenha uma data precisada, o álbum promete ser um dos bons lançamentos de 2014.

Loading

ARTISTA: Mankind
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts