Ouça: Clean Bandit

Ingleses mesclam elementos da música clássica a Dance Music em ótimos hits Pop

Loading

O Pop inglês de qualidade sempre carregou consigo diferenciais marcantes, como uma atmosfera mais classuda e um tratamento mais cuidado, conquistando um público mais seletivo do que muitos projetos americanos que beiram o apelativo. A banda Clean Bandit, além de reforçar esse ideal, traz uma proposta que atualiza o que tem de mais contemporâneo percorrendo pelas rádios e alia de maneira sutil diferentes gêneros da música sem soar tão óbvio.

Os quatro integrantes, que se conheceram durante o período de estudos na Cambridge University, já tem bom entrosamento e estão juntos enquanto banda desde 2009. Em 2012, o primeiro single, UK Shanty, dava o pontapé que viria a vingar de vez só em meados de 2013, com a ascenção de grupos que usam elementos parecidos como AlunaGeorge e Rudimental. Grace Chatto e Neil Amin-Smith trazem ao trabalho a união de cordas clássicas bem executadas através de violinos e cellos, já a segunda metade da banda com os irmãos Patterson, Jack e Luke constroem a base eletrônica que transporta os conservadores instrumentos às pistas de dança sem qualquer indício de prepotência ou sonoridades que causem confusão.

O fato de não ter um vocalista fixo também abre espaço para inventividade nas canções, investindo no ideal de sempre manter o ouvinte curioso pela novidade que os ingleses apresentarão ou qual tipo de convidado especial assumirá os timbres de voz. Assim como nos últimos poucos anos a massificação do R&B aliado a elementos eletrônicos só aumenta, Clean Bandit também deve reverberar por trazer um diferente frescor, sem deixar de surfar na onda de sucesso de seus estilos abordados.

Tendo lançado EPs com vários remixes de bons singles soltos como Dust Clears e Rather Be no último ano, a banda agora se prepara para mostrar seu primeiro álbum de estúdio em 2014, New Eyes. O sucesso crescente proporcionou aos jovens uma turnê ao lado do hypado duo Disclosure e boas posições em rankings de rádios inglesas. O desdobramento inteligente da tal Dance Music apenas deixa pistas que a demarcação de seu território só aumenta. Fique de olho.

Loading

ARTISTA: Clean Bandit

Autor:

Jornalista por formação, fotógrafo sazonal e aventureiro no design gráfico.