Virta - About to Fly r

Banda mistura Jazz e Post-Rock em um encontro etéreo e extremamente sensível

Virta - About to Fly

Jazz e Post-Rock são estilos temporalmente e simbologicamente tão distantes que é quase inconcebível ver uma mistura ou mesmo intersecção entre eles. Porém, a meu ver, o que mais distingue os dois gêneros dos demais, apesar de suas próprias idiossincrasias e elementos, é sua capacidade de abstração quanto a forma - levando isso um pouco mais adiante, eles tem também a capacidade única de fazer o ouvinte "abstrair-se" para entrar em contato com essas músicas, muitas vezes sem vocal.

Digo isso para tentar ambientar um pouco do que é a pretensão desse trio finlandês, Virta, que consegue criar uma mistura muito honesta entre estilos que são quase como óleo e água. Ainda que "bifásico", esse encontro é marcado pelas intersecções, ora pendendo mais pro lado roqueiro, ora mais pro jazzístico, mas sempre mantendo os dois em contato, somando os elementos de cada um deles para originar algo extremamente imersivo.

About To Fly é um nome extremamente preciso, passando exatamente a impressão que o ouvinte tem ao escutar a faixa, a de se estar no limiar da sensação de levitar, de ser impulsionando em uma jornada quase extrassensorial, metafísica. Ela se constrói em alguns momentos distintos, vagando pelos crescendos típicos do Post-Rock e pelas experimentações assimétricas do Jazz, transitando também eteriedade que esses gêneros podem ter. É quase como se o grupo conseguisse traduzir os belos cartões-postais de sua terra em música.

"Nossa música é um reflexo dos dias de nossas vidas, sonhos e subconscientes. Essa faixa foi composta e gravada no 'meio do nada', em algum lugar no leste da Finlândia, então, espero que alguns de vocês possam ouvi-la lá", comenta o grupo.

Há quase dois anos, já falamos da música do trio em nosso Ouça: Bandas -na época, o grupo tinha apenas alguns singles e um EP para mostrar. Agora, está prestes a lançar um álbum completo, que deve chegar às lojas ainda neste ano. Ainda não há mais informações sobre o disco, mas, só por essa primeira faixa, já há motivos de sobra para ficar ansioso pelo lançamento.

Artista: Virta

Marcadores: Ouça