Resenhas

The Roots – …And Then You Shoot Your Cousin

Décimo primeiro álbum do grupo questiona os rumos que o Hip Hop tomou

Loading

Ano: 2014
Selo: Def Jam Recordings
# Faixas: 11
Estilos: Hip Hop, Avant-Garde Jazz, Rap
Duração: 33:22
Nota: 3.5
SoundCloud: /tracks/146916342

…And Then You Shoot Your Cousin é o décimo primeiro álbum do coletivo The Roots e o segundo, em seguida, a se apresentar com uma obra conceitual. Assim como em Undun (2011)m há uma ligação não só estética ou temporal entre as faixas, mas um assunto a ser tratado ao longo delas, um tema a ser explorado. Desta vez, o grupo analisa e satiriza os estereótipos colocados sob o Hip Hop e sob a sociedade afro-americana, assim como a violência dentro do estilo.

Em onze faixas (que juntas não ultrapassam a marca a marca dos 34 minutos), o grupo explora, através de diversos personagens, cantores convidados e “estilos” do Rap, esse abrangente conceito e dá vida a ele através de um mistura de versos precisos e uma instrumentação riquíssima – uma mistura com o Avant-Garde Jazz garante ainda mais vida e mobilidade a parte instrumental do álbum, que em diversos momentos conta com baladas guiadas ao piano e batidas feitas com uma bateria de verdade, ao invés de loops e samples computadorizados. Ainda assim, há espaço também para o eletrônico, principalmente nos samples vocais, como o de Nina Simone na faixa de abertura Theme From The Middle Of The Night.

Um pouco dessa temática é explicada pelo baterista Questlove, em seu artigo How Hip-Hop Failed Black America (ou algo como “Como o Hip-Hop falhou com a América Negra”), em que discute como o estilo perdeu seu poder de lidar com problemas e pessoas reais, para se tornar o fio condutor de um estilo de vida vazia das grandes estrelas do Rap, uma glamorização que deixa de lado todo a parte social que o estilo abordava quando nasceu.

E é nesse intuito contestador do que o Hip Hop se tornou hoje em dia que …And Then You Shoot Your Cousin se estabelece. Ele vem, mais uma vez, tendo em mente que The Roots faz isso há quase 20 anos, questionar e quebrar o status quo do estilo.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts