Resenhas

Ludov – Miragem

Disco se apóia na musicalidade e poesia ricas da banda para adotar um eu-lírico quase existencialista

Loading

Ano: 2014
# Faixas: 10
Estilos: Rock Alternativo, Pop Rock, Pop
Duração: 38:16
Nota: 3.5
Produção: Arthur Joly

Tenho pra mim que Miragem é sobre o tempo e seu passar. Seja pela mais de uma década que Ludov se encontra em atividade, seja pela temática ou pela sensação de experimentar as quatro estações do ano que encontramos ao longo da obra. Só não demora muito pra notar a beleza de suas dez faixas.

Algumas músicas são mais joviais, porém fica aqui uma sensação de peso nas costas. Isso vem como resultado de desilusões (como narrado na abertura com a sequência Copo de Mar e Na Fila do B52s) e segue até as reflexões sobre a vida na dupla que encerra o disco, Sétima Arte e O Fim da Paisagem – quase existencialistas, apesar do tom contemplativo, visto também na anterior, Perspectiva.

A poesia sensível e acessível do grupo continua sendo um de seus pontos mais fortes – e Quem Cuida da Casa está aí pra provar isso. Outra característica que anda de mãos dadas com essa é a musicalidade rica em timbres, arranjos e harmonias que o quarteto mostra em seus mais de dez anos de carreira.

Miragem denota já no título uma ilusão, algo que não é aquilo que se vê. A banda pode continuar por ainda muito mais tempo (nós agradecemos), mas fica a impressão de um eu-lírico ao fim da vida que percebe que tudo aquilo que passou foi só ilusão, só uma imagem de algo que parecia, mas não era, concreto – tanto que passou.

Nas mãos de outros artistas, o tema poderia ter ficado sombrio demais, melancólico demais. Com Ludov, veio na medida certa e ao encontro da sonoridade sobretudo leve da banda. Pode ter certeza que alguns fãs já colocam nele a etiqueta de “favorito”.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Lestics, Onagra Claudique, The Shins
ARTISTA: Ludov

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.