Resenhas

Cleanup – Sun Life

Álbum de estreia do trio texano exercita muito bem estilos como Math Rock e Rock Experimental

Loading

Ano: 2014
Selo: Holy Hell
# Faixas: 8
Estilos: Math Rock, Rock Experimental
Duração: 25:37
Nota: 3.5
SoundCloud: /tracks/114245303

Sun Life é álbum de estreia do trio texano Cleanup, que estreou com o EP Wherever Your Place May Be em 2012, obra que ficou limitada somente ao seu nicho. Com um som que passeia entre o Math Rock e flerta com Jazz e Rock Experimental, a banda tem agora um potencial de ultrapassar as barreiras do estilo e agradar mesmo quem não é habituado aos estilos ou os híbridos deles. O álbum se prova um ótimo exemplar do gênero, exercitando suas sonoridades muito bem e mostrando o poder inventivo dos estilos com que brinca.

E “brincar” parece resumir muito bem o que ouvimos nas oito faixas do álbum. Divertido, imprevisível e frenético, ele consegue passear livremente por diversos humores (geralmente os mais eufóricos), mostrando uma bateria polirítmica e cheia de quebras (elemento comum no Math-Rock) e com uma guitarra que também exercita esse lado mais aventureiro e cheio de floreios – com muitos tapings, loops e ritmos complexos. As faixas se constroem à base de muita virtuosidade instrumental, mas são também recheadas com letras em algumas delas (Save The Claras, Grey Lion, Petrichor e Ghost of Duncan).

O disco deve agradar fãs de bandas como And So I Watch You From Afar (principalmente quem gostou de All Hail Bright Futures), Maps & Atlases, Battles e Tera Melos, mas sem necessariamente seguir os rastros deixados por estes nomes e podendo permear públicos que gostam de som mais “convencionais”, por se tornar tão divertido e render uma audição extremante agradável. A banda consegue exercitar o Math Rock (e em algumas músicas o Post-Rock) a sua maneira e trabalha o mesmos elementos sob sua própria perspectiva.

Os pontos altos do álbum vem principalmente nas canções (com destaque para Save The Claras) em que o vocal – próximo ao Emo em temáticas e na forma de cantar -, entra como um potente elemento na mistura sonora do grupo. Os trompetes e xilofones de Jim, Son of Jim (assim com sua vibe Post-Rock) também ganham destaque, assim como os arpejos e dedilhados das guitarras na faixa-título. Sun Life pode, quem sabe, representar ao Math Rock o que Antidotes, disco de estreia de Foals, representou ao braço do Pop do estilo e ajudar a repopularizá-lo em camadas mais próximas ao mainstream.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts