Resenhas

Samira Winter – Tudo Azul EP

Carreira solo da cantora começa com uma busca por sua identidade em letras e estilos

Loading

Ano: 2014
# Faixas: 4
Estilos: Pop, Indie, MPB
Duração: 13:31
Nota: 3.0
Produção: Rodrigo Lemos

Não basta incluir seu primeiro nome à alcunha pela qual já era conhecida, é necessária toda uma reafirmação de identidade. Foi assim com Samira Winter, conhecida à frente da banda Winter, que lançou seu primeiro trabalho solo, Tudo Azul EP com quatro músicas que tem como missão mostrar quem a artista é.

É por isso que ele começa direto com a faixa Eu e Eu, uma música bastante pop e jovial, com guitarrinhas no lugar certo e uma primeira amostra do vocal de interpretação doce da moça, seu melhor atributo musical. Com letra adolescentizada e melodia óbvia, acaba sendo a música mais fraca do trabalho (e justamente a que ganhou clipe), o que pode trazer um público mais novinho para seu trabalho e afastar algumas pessoas que gostariam das próximas três.

A faixa-título deixa mais clara também a influência do produtor Rodrigo Lemos (Lemoskine, ex-A Banda Mais Bonita da Cidade). Com uma guitarra que, mesmo falando mais baixo que na anterior, vem com bastante personalidade. É aquele som contemporâneo que costuma ser chamado de MPB por uns, de Indie por outros e com aquele gosto Pop para todos. Ela é seguida de Dona Clarinha, a mais roqueira do disco, com menções a pessoas queridas (entre elas, Nevilton) e a letra “e essa contradição de ser humano só, de um só alguém” continua a busca por identidade.

A apoteose fica a cargo da única faixa em inglês – ironicamente, uma Bossa Nova: You’re My Sound. Se mulheres já são seres multifacetados por natureza, quanto mais uma que transita entre o Paraná e Los Angeles com coração de artista. Por isso ela varia tanto na musicalidade, é uma maneira de dar conta de todos os humores, sensações, emoções e o que mais pode passar por uma alma feminina que faz música.

É um recomeço válido. Veremos para onde este destino que é só “eu e eu” levará Samira.

Loading

ARTISTA: Samira Winter
MARCADORES: Indie, MPB, Pop

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.