Resenhas

Sóley – Krómantik

Composições no piano servem como intervalo entre os dois álbuns da cantora

Loading

Ano: 2014
Selo: Morr Music
# Faixas: 8
Estilos: Erudita
Duração: 14'
Nota: 3.0

“À noite, ou quando estiver frio e chovendo lá fora, sente em uma cadeira na sala e escute. Se você quiser, dance um pouquinho. Imagine um piano um pouco desafinado no canto, daí imagine mãos velhas. Essas mãos velhas tem uma história pra contar. Essas mãos quase não sao de verdade, mas fica difícil saber só de escutar. Essas mãos vão tocar até Kromántik se dissipar no silêncio e seus olhos fechados começarem aos poucos a ver algo mais profundo e escuro”.

É assim que a islandesa Sóley explica este EP de músicas feitas no piano, um intervalo produtivo entre seu primeiro álbum, We Sink (2011), e um futuro lançamento. Diferente das músicas que a tornaram conhecidas entre o público que curte nomes como Lykke Li, o trabalho aqui é quase totalmente instrumental, com as vozes participando uma vez aqui e outra ali também como timbres na música, sem nenhuma letra.

Mas isso não significa que as músicas não trazem uma mensagem. Como ela disse, as mãos “tem uma história pra contar”, talvez duas ou três. O som tem aquele apelo que chamamos de vintage, algo que facilmente nos remete à infância – na verdade, ao passado como um todo, mas os tempos como criança é a história mais distante que um jovem pode ter, então é aí que as imagens ficam.

Pode ser um carrossel ou algum outro brinquedo de parque de diversão em uma representação da memória com a cores douradas e avermelhadas já enferrujadas, ou uma caixinha de música na casa da vó, com suas estampas e bordados decorando os móveis de madeira. Minha leitura da obra é mais doce e menos obscura do que a proposta pela cantora, mas não dá pra negar uma aura um tanto quanto dark no EP.

Como Sóley avisou, “this is not Pop music”. Porém, essa possibilidade de conexões emocionais com lembranças pessoais faz desta obra, de composições muito bonitas, uma dica certeira para quem tem ouvido discos como Romantic Works, de Keaton Henson.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Jon Hopkins, Keaton Henson, Lykke Li
ARTISTA: Sóley
MARCADORES: Erudita

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.