Resenhas

FAMY – Ava EP

Grupo mostra que simplicidade e sentimentalismo ainda cativam com seu Folk tradicional

Loading

Ano: 2014
Selo: Transgressive Records
# Faixas: 4
Estilos: Folk Rock
Duração: 11:37
Nota: 3.0
Produção: Miti Adhikari

Já havíamos indicado na nossa coluna Ouça: Bandas a banda britânica e irradicada no Sul da França FAMY. Partindo do Folk como inspiração, o grupo não foge muito do que se espera do estilo: pureza orgânica e lirismo. Muitas vezes inocente, AVA EP não é nada revolucionário, mas demonstra mais uma vez que podemos esperar belas canções vindo destes meninos.

Com quatro faixas apenas, sendo uma delas um cover bem direto e semelhante de Have You Ever Seen Rain The Rain? (Creedence Clearwater Revival, ícone do Country Rock norte-americano), FAMY se baseia fundamentalmente em como a simplicidade cativa. No entanto, se podemos dizer com pouco, a faixa título surge como primeiro momento épico do grupo – seu violão levíssimo que lembra um ukelele traz a imagem da praia logo à cabeça. Auxiliado por backing vocals e uma percussão crescente no refrão acabam criando uma figura de linguagem que mostra o apelo Pop que o grupo pode ter.

Lembranças de Girls ou seu ex-vocalista Christopher Owens não são à toa, pois a crueza e sentimentalismo exarbecado em Ava Epilogue são uma relebrança clara ao antigo projeto e seus dissidentes. Apenas um violão pra dizer de forma cortante: “She said it is damage that I can’t forget” em uma clara letra que explora a culpa que carrega cada um de nós no fim de um relacionamento. Mas se existe um valor nestes simples contos que nos fazem ou sonhar ou chorar, ele atende pela bonita balada Peter Pan. Nostálgica como pede seu nome, traz uma atmosfera sonhadora conciliada com uma letra que diz que podemos te fazer se alegrar novamente, impulso que pode contagiar os ouvintes em um show do grupo, por exemplo.

Mesmo sendo conservador de certa forma e não trazer nada de novo a música, Ava EP diverte sem pedir muito por isso. Mostra mais novamente – como se nos esquecemos às vezes, com tanta informação sonora – que menos pode ser mais. Nos deixa curiosos para o que pode vir dos seus futuros empreendimentos, principalmente quando muitos de nós se tornaram orfãos depois do triste fim de Girls.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Glen Hansard, Girls, Fleet Foxes
ARTISTA: FAMY
MARCADORES: Folk Rock

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.