Resenhas

Palinoia – Apéritif

Primeiro disco de campineiro mostra evolução e referências bem aplicadas

Loading

Ano: 2014
Selo: Winter Club Records
# Faixas: 8
Estilos: French Electro, Retro Electro, Vaporwave
Nota: 3.0
Produção: Palinoia

Discos são as máquinas do tempo mais baratas às quais você pode ter acesso. Mesmo que o ouvinte não tenho nascido em determinada época, a sonoridade de um álbum o transporta com um realismo impressionante. Hoje, trazemos a viagem do tempo que Victor Bueno, mas conhecido por Palinoia nos proporcionou. Viajando por uma série de influências e referências dos anos 80, seu primeiro registro alcança as diferentes áreas desta década, proporcionando assim, um disco completo para fanáticos destes anos iluminados com muito neon.

Apéritif é o primeiro disco do campineiro, sucedendo seu fraco EP Doux e mostrando um lado mais maduro e desenvolvido de sua persona como produtor. Vemos que aqui as faixas tem um dinâmica maior, contraposto à repetição que ouvíamos exaustivamente em seu registro passado. Também temos aqui uma estudo sonoro dos anos 80 bem firme e profundo, revelando timbres de sintetizadores muito semelhantes aos que foram produzidos na época. Uma série de samples de canções desta década também ajudam no transporte mental automático para os anos 80.

Passamos de uma danceteria para as ruas desertas da Miami a cada faixa que ouvimos.Touch nos põe dentro de típicas boates com muita luz, laquê e sonoridades consideradas futuristas na década de 80. Doce é a trilha sonora perfeita para um passeio pela praia ao por do sol, vendo vários transeuntes de patins e calças altas. Grass, por outro lado, é uma espécie de trilha sonora de um filme de Terror muito trash dos 80, mas que ainda sim dá gosto de ouvir, seja pela estrutura extremamente sólida da música ou pelos timbres mais cavernosos.

Também temos para complementar, faixas que lembram um pouco do Vaporwave atual, como em Domingo w/ Kruzader. Ela mostra samples de voz e harmonia distorcidas em seus respectivos timbres e repetidas exaustivamente, o que não deixa de dar ao disco um toque mais de releitura e menos de nostalgia.

De qualquer forma, o que Victor Bueno nos mostra aqui é, como o nome do disco diz, um aperitivo. Sem dúvida percebemos uma grande evolução, mas ainda há um longo caminho a percorrer e ele nos traz muita certeza de que trará um prato principal muito saboroso e esperado.

Mais do que uma viagem, é um teletransporte completo aos anos 80 americanos na visão de um brasileiro.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Lifelike, Diana Ross, kavinsky
ARTISTA: Palinoia

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique