Resenhas

Hey Rosetta! – Second Sight

Quarto disco retrata melhor momento da banda até então

Loading

Ano: 2014
Selo: Sonic Records
# Faixas: 12
Estilos: Indie, Ambient Pop, Pop Alternativo
Duração: 56:43
Nota: 3.5
Produção: Marcus Paquin
SoundCloud: /tracks/159950904
Itunes: https://itunes.apple.com/us/album/second-sight/id918583069?uo=4

Big bands são as coisas mais legais do mundo. São a forma máxima de mostrar que, na maioria das vezes, bandas se formam com um intuito de diversão entre amigos e quanto mais, melhor. Hey Rosetta! é um exemplo deste tipo de formação. Um grupo de sete amigos nascidos no Canadá, um país que já abriga muitas grandes bandas deste tipo, como Arcade Fire e Broken Social Scene, a banda propõe desde seu primeiro disco, Plan Your Escape, uma alternativa saudável ao Pop, evocando sons que lembram referências que rodavam ao redor do Folk. Entretanto, ouvimos em Second Sight uma fuga de conforto que nos é extrememante agradável.

O Folk ainda permeia muitas das composição deste quarto disco da banda. Faixas como Dream e Cathedral Bells nos lembram ativamente que estamos diante de um disco de Hey Rosetta! e que influências folclóricas fazem parte do histórico da banda. É interessante ver que o conjunto tem uma preocupação com uma identidade musical, que se mostra forte o suficiente para não ser muito inovadora, a ponto de espantar fãs antigos, e nem ser repetitivo demais. Estes toques Folk lembram muito o disco anterior, Into Your Lungs, mas parece que as harmonias estão presentes com uma grandiosidade maior. Bem maior.

O que torna Second Sight um disco que foge à sonoridade de discos passos é o quão harmonicamente o Folk convive com o Post-Rock. Elementos extremamente etéreos e hipnotizantes dão àquele Pop Alternativo uma nova dimensão. Alcatraz sintetiza bem este mutualismo, à medida que melodias mais simples e previsíveis são cantadas pelas vozes e instrumentações mais experimentais e grandiosas.

Mesmo as faixas que privilegiam um estilo ou outro, ainda chamam atenção por agregar um elemento ou outro, seja mostrando uma balada no piano com vozes mais dramáticas (Trish’s Song) ou uma estrutura simples e Pop com bastante reverb, lembrando composições de Coldplay (Kid Gloves).

Second Sight exemplifica o momento crítico do processo criativo de ir além do conhecido e arriscar novas direções. Mostra o melhor momento de uma banda que, por ter sete integrantes, deve passar constantemente por divergências criativas. Saber administrar este grande fluxo de ideias é uma das principais características de Hey Rosetta! e, neste quarto disco, o que era apenas um conjunto de ideias se torna algo muito maior e harmônico, ainda mais com a produção de Marcus Paquin, que já trabalhou com grandes nomes como The National e Local Natives

O melhor momento da banda até agora.

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique