Resenhas

The Ting Tings – Super Critical

Duo muda seu som para se adequá-lo a tendências mais atuais e continua tão divertido quanto irrelevante

Loading

Ano: 2014
Selo: Finca Records
# Faixas: 9
Estilos: Pop, Indie Pop
Duração: 31:38
Nota: 2.5
Produção: Andy Taylor

Partindo da suposição de que todo mundo faz música por algum motivo, quebro a cabeça – por pura curiosidade mesmo – para imaginar a motivação de The Ting Tings, principalmente em Super Critical, terceiro álbum de estúdio do duo inglês.

Sim, a dupla conseguiu emplacar grandes sucessos nos últimos anos como That’s Not My Name, Great DJ e Shut Up And Let Me Go, mas que hoje caíram no limbo de músicas que, apesar de conhecidas, são proibidas em boas festas por ninguém mais suportar ouvi-las. Esta saturação pode ser explicada por características que, infelizmente, continuam presentes neste trabalho.

Experimente ouvir qualquer uma das três faixas citadas que perceberá o quanto parecem ser produtos pasteurizados e com prazo de validade curto. The Ting Tings sempre seguiu o rebanho, emprestando de sons e estilos muito específicos de seu tempo sem jamais se propor a qualquer tipo de pioneirismo. No entanto, isto sempre foi feito pelo grupo com muita qualidade, fazendo dele aposta segura em qualquer seleção musical contemporânea, garantindo uma invejável quantidade de hits durante a carreira.

Aqui, a escolha foi seguir o caminho menos arriscado mais uma vez, no caso, replicar um som dançante e inspirado em nomes da Motown, em Nile Rodgers e outros do R&B. Super Critical seria muito mais coerentemente catalogado ao lado de discos de Daft Punk ou Chromeo – apesar de não chegar perto da criatividade e personalidade de qualquer um deles – do que junto com os discos anteriores do duo. Não se engane, um álbum com faixas da qualidade e “dançabilidade” da trinca inicial não pode ser considerado ruim, mas por sua extrema superficialidade, enjoa fácil e será esquecido rapidamente.

O trabalho desenvolvido por Katie White e Jules De Martino pode ser o equivalente musical ao que representa o fast fashion para o mundo da moda. Cópias – de qualidade aceitável – de alguma tendência iniciada por um grande artista, feitas para durarem pouco tempo e que pela falta de personalidade, fica difícil diferenciar de outras criações da mesma época – tenho certeza que você já ouviu algum dos hits do grupo alguma vez e não se lembrou quem cantava ou confundiu com outro artista.

Super Critical é divertido, dançante, Pop ao extremo e bem executado, mas é tão irrelevante, insignificante e passageiro quanto sandália Crocs e tirar selfie com pauzinho.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Prince, Daft Punk, Chromeo
MARCADORES: Indie Pop, Pop

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.