Resenhas

Azealia Banks – Broke With Expensive Taste

Álbum heterogêneo marca a excelente estreia da artista

Loading

Ano: 2014
Selo: Azealia Banks, Prospect Park
# Faixas: 16
Estilos: Electro, Alternative Hip Hop, Witch Hop
Duração: 60:19
Nota: 4.0
Produção: Apple Juice, Kid, Araabmuzik, Ariel Pink, Boddika, Enon, Lazy Jay, Lil Internet, Lone, Machinedrum, M. J. Cole, Oskar Cartaya, Pearson Sound, SCNTST, Sup Doodle, Yung Skeeter

O nascimento tardio de Broke With Expensive Taste, o primeiro álbum completo da jovem norte-americana Azealia Banks, é um marco importantíssimo em sua carreira, não só pela óbvia consagração de um início formal em sua trajetória, mas pelo potencial que possui para finalmente transferir a atenção para seu talento musical, antes voltada para as polêmicas em que a artista insiste em se envolver.

Para quem não sabe, Banks surge com o ótimo single intitulado 212 ainda no final de 2011, cheio de referências sonoras nostálgicas vindas do início da década de 90, e partir daí, começa uma série de novelas e desentendimentos online em seu Twitter, que, se por um lado, chamam a atenção do público para seu perfil, ao mesmo tempo afastam gradativamente parcerias e apoios importantes, resultando em um atraso de dois anos no lançamento de seu álbum.

Parece claro que o controle emocional online de Banks pode ser saudável para todos os envolvidos em seus ocasionais ataques (Pharrell Williams, Disclosure, Lily Allen e Baauer, entre vários outros nomes, já estiveram envolvidos em brigas), e, agora, talvez sejam justamente as críticas positivas em relação ao ótimo lançamento as responsáveis por acalmar o ego problemático da musicista (todavia, veremos).

Musicalmente, Broke With Expensive Taste sofre dos sintomas típicos de um álbum que demora a sair. Ou seja, enquanto de um lado seja uma obra bastante heterogênea, de outro, funciona como um grande panorama de melhores momentos de sua carreira até agora. O flerte com a Música Eletrônica – do House e Dubstep de Idle Delilah ao Trap de Ice Princess -, permeia toda a obra. Ora temos temperos de estereótipos Latinos com Gimme A Chance e ora temos composições que destoam completamente de seu contexto, como a canção adocicada feita em parceria com Ariel Pink, Nude Beach A-Go-Go. Em alguns momentos, Banks ataca com seu Rap sofisticado e agressivo e, em outros, incorpora a aura das divas Pop. Broke With Expensive Taste é um álbum que contém o espiríto jovem e debochado de uma jovem adulta até o poder sedutor de femme fatale.

De fato, Broke With Expensive Taste comprova o talento musical de Banks e traz consigo o bônus de estar amparado por uma série de excelentes produtores, que dão ao álbum facetas diversas e, em geral, de muito bom gosto. Quanto às suas polêmicas passadas, a própria artista parece reconhecer o mais importante (aqui, um pedaço de sua letra fora de contexto, mas que parece se adaptar bem a essa situação): “My attitude is bitchy but you already knew that… And since we can’t get along, I think we should both move on”.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte