Resenhas

Space Dones – Album Desconhecido

Coletivo de Caxias do Sul cria obra interdisciplinar interessante e ousada

Loading

Ano: 2014
Selo: Honey Bomb Records
# Faixas: 5
Estilos: Eletronica, Trip Hop
Duração: 14:53
Nota: 3.0
Produção: Space Dones

Space Dones já nasceu ambicioso – “um projeto que mistura ficção-científica, dança, música e dança” – , formado por membros de bandas como Catavento e Dones Primata, além de diversos músicos da cena local da efervescente Caxias do Sul (RS), o celeiro cuidadosamente adocicado pelas ações da Honey Bomb Records parece render cada vez mais viagens. Toda ousadia levou a Album Desconhecido, obra que, apesar de ter sido feita com diversas mãos e separada de certa forma, apresenta uma coesão em um objetivo comum: transformar a experiência do ouvinte em uma viagem intergalática.

Apesar da vontade de se construir uma atmosfera alienígena em faixas como Discos Voadores ou Teorema de Minhócoras, o EP é bastante mundano em seus momentos cantados: “discos voadores voando por cima dos murros” versam os meninos na abertura enquanto timbres gordos de baixo e uma bateria eletrônica industrial dão o tom da canção. O trabalho, que foi todo composto no Garage Band, no melhor estilo coletivo de Gorillaz apresenta alguns bons momentos marcantes – como Antiguidades, funkeada à la Daft Punk com vozes igualmente robotizadas/desconhecidas que a deixam dançante como a proposta do projeto sugere desde o começo.

A simplicidade das músicas em sua estrutura, um pouco rígida devido a utilização do conhecido software, não coincide com timbres, elementos e rudimentos escolhidos para deixar a experiência do ouvinte muito mais interessante, como na deliciosa e divertida Diamante Latino, violão e voz cantado em espanhol muito bem realizado e provavelmente o momento mais lisérgico do EP. No entanto, se apesar das claras distinções entre cada faixa, seguimos o mesmo clima interessante e surpreendente, as coisas perdem um pouco a mão às vezes, como em Re Vision, cover de Dones Primata, que destoa totalmente o clima construído ao longo do trabalho e que quase faz toda ambição ir por água abaixo, já que mantém a proposta divertida das outras, mas perde-se na letra e no descompasso com a “ficção científica”.

Se quase toda construção rui, podemos desconsiderar este momento e pensar em todo o resto que foi exposto – um projeto ousado, interessante, independente e que realiza ao vivo o seu objetivo: dar um nó na cabeça do público. No meio de elementos eletrônicos interespacias e construções de Trip Hop, existe toda uma performance cenográfica que pode ser percebida no clipe de discos voadores. É só reparar na cara dos presentes para entender o como este coletivo está fazendo coisas interessantes em Caxias do Sul. Iniciando os trabalhos de forma ambiciosa, menos usual e fugindo do peso da cena local, Space Dones surgiu para ficar e esperamos mais vôos galáticos, dançantes e filmados de maneiras não usuais dos meninos.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Adriano Cintra, Tricky, Pond
ARTISTA: Space Dones
MARCADORES: Eletrônica, Trip Hop

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.