Resenhas

YACHT – Where Does This Disco?

EP requenta fórmulas já usadas pela banda anteriormente

Loading

Ano: 2014
Selo: Downtown Records
# Faixas: 4
Estilos: Dance Punk, Synthpop e Electro-Pop
Duração: 17:04
Nota: 2.0
Produção: Jona Bechtolt e Claire L. Evans
SoundCloud: /tracks/166895275

Se trocássemos a pergunta de Where Does This Disco? (nome do mais recente EP lançado pelo duo YACHT) para “What Does This Disco Do?”, algo como “O que faz esse disco?”, creio que a resposta não será das melhores.

Mesmo encerrando a parceria de longa data com o selo DFA Records, o duo de Portland não traz nada de novo para quem o acompanha desde 2003 ou mesmo somente para quem ouviu suas faixas esporadicamente em todo esse período. Repetindo a mesma fórmula por mais de dez anos, o grupo parece não ter mais o que mostrar, o que gera obras repetitivas e sem muita criatividade, por mais que continuem divertidas, e essa não é uma exceção.

São apenas quatro músicas, sendo uma delas um remix para a faixa-título. Elas se alinham, mais uma vez, entre o Dance Punk (dos anos 2000), Synthpop e Electropop, mostrando alguns desdobramentos dentro desta mistura exaustivamente testada por Jona Bechtolt e Claire Evans no passado. Where Does This Disco? e Works Like Magic revelam bastante desse “padrão” festivo seguido pelo duo.

A maior “novidade” do EP vem com Terminal Beach. A faixa se apoia nas guitarras (ao invés dos sintetizadores), porém, elas criam o mesmo padrão cíclico que os synths assumem nas demais faixas. Nem mesmo o clima “praiano” salva a música da mesmice que o pequeno álbum assume.

Infelizmente, Where Does This Disco? é uma obra de repetições formulaicas que sempre marcaram a carreira do grupo. Mesmo para quem gosta e já está acostumado com esse som tão característico, a falta de novidades torna a audição do EP altamente desinteressante e não deve motivar seus fãs ouvirem a obra fora de um ambiente propício a dança.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts