Resenhas

Arca – Xen

Produtor venezuelano agrada com sua bela paleta de timbres

Loading

Ano: 2014
Selo: Mute Artists Limited
# Faixas: 15
Estilos: Experimental, Eletrônico, Instrumental
Duração: 39
Nota: 3.0
Produção: Alejandro Ghersi

O jovem produtor venezuelano Alejandro Ghersi, mais conhecido pelo seu codinome artístico Arca, parece eliminar quaisquer dúvidas a respeito de seu talento quando trabalha ao lado de nomes como Kanye West, FKA Twigs e até mesmo, num futuro não muito distante, da musicista islandesa Björk. Todavia, embora por algum meandro articuloso a música alternativa leve crédito apenas quando está ao lado do mainstream, não precisamos ir até terceiros para atestar sua capacidade musical enquanto produtor. Seu mais recente trabalho, Xen, é a prova disto.

Xen é uma obra experimental de música eletrônica abstrata. Quinze faixas, cada uma próxima dos três minutos de duração, que testam diversos climas, timbres, melodias e batidas, mas todas com a assinatura do produtor em comum, algo difícil de precisar mas que não deixa dúvida de que tais músicas pertencem ao mesmo contexto. Todavia, em comparação à distância que Xen tem com outras obras afins a seu estilo, salta algo incoeso à nossos ouvidos. A falta de envolvimento que encontramos em Oneohtrix Point Never, da profundidade que temos em Tim Hecker, ou mesmo da resposta emocional (quase física) de nosso corpo a Ben Frost, faz parecer que a composição de Arca merece mais atenção, eliminando de sua obra o aspecto de mera improvisação.

Todavia, se podemos ressaltar algo em Xen, além do esmero de sua produção, é seu bom gosto para timbres. De fato, o álbum se posta como uma paleta deliciosa e diversificada, seja nos teclados que derretem em Held Apart, no embaraço das cordas em Family Violence ou nas batidas agudas a là Reggaetón de Thievery. Nestes quesitos ou ouvidos mais exigente podem se deliciar. Experimente.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte