Resenhas

You Blew It! – Pioneer of Nothing

Banda, como sempre, apega-se às raízes do Emo

Loading

Ano: 2015
Selo: Jade Tree
# Faixas: 3
Estilos: Emo, Emo Revival, Indie Rock
Duração: 9:41
Nota: 2.5

O quarteto norte-americano You Blew It! é um dos principais nomes da nova guarda do Emo, estilo que vem passando por uma revitalização desde o começo desta década. Com dois álbuns na bagagem – um elogiadíssimo (Grow Up, Dude) e outro que dividiu opiniões (Keep Doing What You’re Doing)-, o grupo ainda parecer ter em suas costas o peso de ter que mostrar a que veio, se é para criar algo novo ou somente seguir os fundamentos de um estilo.

Em seu mais novo EP, Pioneer of Nothing, o quarteto deixa claro, não só com o título, mas com as músicas, que esta é sim uma homenagem ao estilo e às bandas que já o comandaram no passado. “Pioneira de nada”, a banda recria em três faixas temas e sonoridades vindas do que poderia ser chamado de “Era de Ouro” do Emo, os anos 90.

Deixando isso claro desde o início, o quarteto embarca em uma viagem nostálgica pelos meandros do gênero. Quase como um tributo aos grandes nomes do passado, não há como não perceber referências a nomes como Sunny Day Real Estate, American Football e até mesmo a fase inicial de Death Cab For Cutie.

As três canções seguem uma linha reta rumo ao desânimo, percorrendo em seu caminho sensações de angústia, dor e amargura. Uma mágoa que amplia as qualidades “Emo” de uma obra que sabe emocionar com toda sua tristeza. Os destaques vão para os extremos do EP (Lanai e Your Side), que mostram a mobilidade do grupo em emular sonoridades do estilo e dar sua própria cara a elas com suas letras melancólicas.

Não é com esta obra que o quarteto vai se provar algo mais que bons seguidores de tendências, mas é certamente um afago aos velhos fãs do estilo. Há qualidade, então ainda ficamos na esperança que o quarteto comece a andar por suas próprias pernas em algum momento.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts