Resenhas

Will Butler – Policy

Músico do grupo Arcade Fire inicia sua carreira solo cheia de potencial

Loading

Ano: 2015
Selo: Merge Records
# Faixas: 8
Estilos: Indie Rock
Duração: 27
Nota: 3.5
Produção: Will Butler

Will Butler já provou que é um excelente compositor e que é capaz de resolver rapidamente qualquer canção de forma interessante. Não à toa, os olhares brasileiros se voltaram para o músico de Arcade Fire (irmão do vocalista Win Butler) recentemente, graças ao desafio do jornal britânico The Guardian ao músico, no qual, entre outras, o artista compôs uma música a respeito da crise hidríca vivida na cidade de São Paulo.

Com tamanha eficiência provada (foram quatro faixas em quatro dias), somada à personalidade pró-ativa (efusiva, porque não?) que observamos de Butler em cima dos palcos nos shows de sua banda principal, nos resta deduzir que só esperamos tanto para um lançamento solo do músico graças a seus outros compromissos (vale destacar, entre outros, que Butler foi responsável, ao lado de Owen Pallet, pela composição da trilha sonora original de Ela (2013), filme dirigido por Spike Jonze).

A influência de Reflektor parece sobressair além dos compromissos na agenda do músico. Policy parece trazer na sofisticação de estilos e no seu groove uma herança direta do último álbum de Arcade Fire. O que, convenhamos, é muito positivo. Sonoramente, o álbum oscila entre alguns estilos, mas todos fáceis de correlacionar. Sobretudo, ao final da audição, ficamos com a impressão de uma mistura inteligente entre o Rock (às vezes mais propenso ao Rockabilly, outras ao Punk), o Funk e a Música Eletrônica. Além do já citado Reflektor, outro nome que nos vem à mente é o do (também) compositor e (também) multi-instrumentista americano Beck e seu Odelay. Buscando um pouco mais longe, também podemos notar, graças aos timbres vintage e à energia de Policy, um “quê” do jogo de cintura de Talking Heads. Mas, além de groove e da energia expansiva, Policy, nas baladas Finish What I Started e Sing to Me, mesmo diminuindo o ritmo, mantém sua pegada.

Ainda um pouco à sombra de sua banda principal, mas com uma energia potencial incrível, a nova carreira paralela de Will Butler já vale por si só e promete trazer muitas novidades interessantes. Estamos de olho.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Talking Heads, Beck, Arcade Fire
ARTISTA: Will Butler
MARCADORES: Indie Rock, Ouça

Autor:

é músico e escreve sobre arte