Resenhas

Tipo Uísque – Fly High Tonight Big Wizard EP

Novo trabalho dos cariocas apresenta nova fase musical e deve agradar sobretudo seus fãs

Loading

Ano: 2015
Selo: SuperDiscos
# Faixas: 5
Estilos: Electro Rock, Synthpop
Duração: 20:00
Nota: 2.5
Produção: André Paixão

Muita coisa mudou na carreira do grupo Tipo Uísque após o lançamento do seu segundo EP, Home (2012). A participação no Lollapalooza daquele ano parece ter trazido grandiosidade à banda, que iria até Austin, Texas, no ano seguinte para tocar no SXSW. O experiente grupo, que já abriu shows de nomes como The Naked and Famous e Passion Pit, no entanto, sofreu uma grande transformação nos últimos anos que é nitidamente sentida em seu novo EP, Fly High Tonight Big Wizard.

O sexteto, que havia se tornado mais roqueiro em Home, diminuiu seu corpo de integrantes para se tornar um duo com Pin Bönner nos vocais e Joana Cid no baixo e eletrônicos. Tal mudança é percebida na sonoridade da banda que se tornou muito mais próxima da música Eletrônica. As limitações que a dupla enfrenta para compor são suprimidas por uma produção excelente e por algumas faixas que chamam atenção para algumas qualidades que já conhecíamos do Tipo Uísque.

Pin continua sendo uma voz característica na música e tem o seu timbre ainda mais próximo de nomes como Florence + the Machine e The Gossip. O poder e a interpretação da cantora permanecem excelentes, se não superiores, devido a uma produção que sabe utiliza muito melhor o seu potencial devido ao enfoque musical Eletrônico do EP. Enquanto isso, Joana domina bem a cozinha do trabalho e as melodias de sintetizadores são bem acessíveis. No entanto, algo incomoda nesse bolo de referências de Electro Rock do disco.

Faixas como a balada Far and Wide são demasiadamente comuns para o que estávamos acostumados a esperar do grupo, e é justamente essa trivialidade que acaba incomodando. Always Like This chama mais atenção pela sua embalagem cheia de texturas bem feitas do que a sua musicalidade e essência – o resultado é uma faixa bem feita como muitas outras que ouvimos por ai. Existem alguns riscos corridos que acabam dando certo, como a extremamente Pop Paper Heart, que não deve nada a qualquer produção brasileira ou estrangeira e flui muito bem. Se, por exemplo, ela for tocada em uma rádio contemporânea, com certeza chamará atenção do ouvinte.

A proximidade com The Gossip em Outdated e Miss Understood trazem o groove e o suingue de tempos atrás para a banda e lembra inclusive grandes momentos de Beth Ditto e companhia. Trazem marcas de uma sonoridade antiga que o grupo sempre tentou alcançar e que agora soa tão semelhante que o faz perder a própria identidade. Se antes Tipo Uísque parecia se distanciar de tais comparações diretas por estar fazendo um som mais roqueiro com os pés no Eletrônico e, consequentemente, abrindo o seus horizontes musicais, hoje, como um duo, nos mostra um som bastante elementar. Por isso Fly High Tonight Big Wizard acaba sendo um produto excelente para seus fãs, mesmo os que esperavam mais de Indie Rock aqui, mas que não amplia o público do grupo como um todo.

Loading

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.