Resenhas

Freddie Gibbs – Pronto EP

Com apenas três faixas, obra se prova uma digna sucessora de “Piñata”

Loading

Ano: 2015
Selo: ESGN
# Faixas: 3
Estilos: Rap, Gangsta Rap
Duração: 11:49
Nota: 3.5
Produção: Mikhail, Pops e Blair Norf

Depois de lançar um dos melhores disco de Rap em 2014 (Piñata), ao lado de Madlib, Freddie Gibbs está volta com uma obra mais modesta, mas não menos imponente. Pronto é um pequeno EP, com apenas três faixas, que mostra um avanço interessante para a música do rapper e uma produção equiparável a de seu último lançamento, feita por uma das grandes lendas do estilo.

Apesar de pequena, o obra mostra grande mobilidade dentro de si mesma, não restringindo o Gangsta Rap a um só padrão, mas transitando entre algumas referências do sub-gênero livremente. Não bastasse a liberação dessas amarras, a fluidez dos versos e agilidade nas rimas de Freddie parecem, agora, mais desenvoltas.

A faixa-título abre a obra fazendo várias referências a 2Pac, já iniciando a música dizendo “Thug life never died”; seu refrão (“I’m a rider, so I ride for my niggas”) também faz reverência ao rapper vitimado pela violência. Ela se apresenta com uma produção mais seca, quase minimalista. Suas batidas, ao estilo Boom Bap, se erguem em meio a texturas eletrônicas fantasmagóricas que ditam uma melodia tristonha.

White Range, faixa que discute o envolvimento do rapper com as drogas, mostra uma produção mais encorpada, mostrando um ótimo sample de saxofone em meio as batidas do Rap, lembrando um pouco do que ocorria no undergound do estilo no começo dos anos 2000. Diamonds fecha a obra com a ajuda da cantora Dana Williams e de uma batida mais contemporânea, brincando com o R&B e com vários detalhes sutis ao fundo, sem contar a participação das vozes moduladas ajudando a construir o clima da música.

Apesar de pequeno, o EP lançado de surpresa pelo rapper é um ótimo presente aos seus fãs. Por ter apenas três faixas, ele não se compara a Piñata, mas é sim um ótimo sucessor para a obra e, quem sabe, uma antecipação do que está por vir em uma próxima obra de Gibbs.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: De La Soul, Joey Bada$$, Nas
ARTISTA: Freddie Gibbs
MARCADORES: Gangsta Rap, Rap

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts