Resenhas

Only Real – Jerk At The End Of The Line

Com alegria, humor e uma pitada de lisergia, músico tem uma excelente estreia

Loading

Ano: 2015
Selo: Virgin EMI
# Faixas: 12
Estilos: Indie Pop, Pop, Pop Alternativo
Duração: 41:29
Nota: 4.0
Produção: Dan CArrey, Ben Allen

Não fosse o caso do quarteto britânico Blur ressurgir após um hiato de lançamentos que durou doze anos, uma das melhores apostas entre os substitutos para os órfãos da banda estaria no nome de Niall Gavin e seu Only Real (isso, é claro, se o nascimento de The Magic Whip não tivesse sido confirmado, e, também, se Only Real não garantisse sua própria personalidade, mesmo dadas as devidas comparações).

Nenhum gênero é melhor para descrever a alegria ácida de Jerk at The End of the Line do que o Pop. Mas, além das obviedades rasas que vemos tão frequentemente no gênero, Only Real manipula o estilo a seu favor e de um modo muito interessante: é irônico sem ser sarcástico, é auto-depreciativo sem amargura (pelo contrário, o tom de alegria e de humor são predominantes), é esquisito sem rancor, é lisérico sem romantizar o uso de drogas e, acima de tudo, é Pop sem ser raso nem apelativo.

Seja entre o Pop de seu conterrâneo Jamie T, ou mesmo entre a energia juvenil daquele Blur vindo da primeira metade da década de 90 (as cores neon da capa de seu debute entregam todo o ouro), quiçá na esquisitice de seu correlato Gorillaz (as aproximações com o Rap, aliás, merecem bastante destaque no estilo de Gavin), seja na vibe litorânea jocosa cheia de bom humor de Mac DeMarco, ou até, quem sabe, no talento prematuro, no timbre da voz e na semelhança física de King Krule (aqui, com um modo mais otimista de encarar a vida), Only Real aproveita o melhor de sua juventude e de sua criatividade.

Angariando nomes de peso para sua estreia, com Dan Carey (Hot Chip, Childhood, Franz Ferdinand e Ben Allen (Washed Out, Deerhunter, Animal Collective) na produção, Jerk… é lançado sob o selo Virgin EMI, o que coloca o jovem numa posição de muita responsabilidade, na qual precisa estar pronto para encarar as adversidades da música Pop. Parece que está.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Jamie T, TOWNS, King Krule, Blur
ARTISTA: Only Real

Autor:

é músico e escreve sobre arte