Resenhas

Cheddars – This is a Robbery EP

Duo carioca une paixão por filmes em músicas épicas para seu trabalho de estreia

Loading

Ano: 2015
Selo: Independente
# Faixas: 5
Estilos: Indie Rock
Duração: 18:00
Nota: 3.0
Produção: Cheddars

A relação entre filmes e música existe há muito tempo. Desde que películas mudas foram orquestradas por bandas ao vivo, ainda antes do som no cinema, a relação virtuosa entre ambas as artes se materializou na forma de trilhas-sonoras. Foi pensando nessa eterna intersecção que o duo carioca Cheddars criou a sua primeira obra, o pequeno EP This is a Robbery que bebe de muitas inspirações visuais e musicais para se transformar em um interessante relato sonoro de estreia.

Se você se deparar com o álbum sem saber que ele foi criado por Bruno Costa e Larissa Conforto, apaixonados por filmes e séries, tudo permanece muito bem resolvido. A obra fala por si só e naturalmente nos leva ao imaginário visual devido aos seus toques épicos vindos de uma produção que abusa de orquestras de sopro e cordas. Sua levada também se condensa devido às claras inspirações em bandas como Muse, por exemplo, um grupo conhecido por sua grandiosidade em vocais e levadas dramáticas.

Aliás, a semelhança com Matt Bellamy (vocalista dos britânicos) impressiona, mas não devemos considerar o duo como uma cópia de Muse. Talvez a comparação exista na boa Honey Bunny que poderia servir de trilha para um filme de faroeste no estilo de Tarantino ou em Tangerine (by Joel), outra que, na verdade, tem muito mais de Radiohead em sua calma melancolia. No entanto, cada faixa tenta construir uma história com desfechos épicos que, se não são auxiliados por Bruno, surgem na produção muito bem resolvida do duo.

O trabalho chama atenção por conseguir entregar a sua proposta logo de cara: criar imagens visuais para o que é sentido através da música – como Black Jack, que me transporta para um filme noir dos anos 1940, ou Hit Me ( As Hard As You Can), que é sexy e suingada em seus momentos iniciais. Pensando na analogia com um filme, a obra tem enredos interessantes, mas finais um pouco óbvios – a inspiração pelo épico desfecho acaba se repetindo em todas as faixas, deixando a sensação de que podemos estar vendo a mesma película várias vezes seguidas. Isso não atrapalha a conclusão de que Cheddars tem um bom caminho pela frente e certamente um nicho a ser explorado. Mostra também a grande capacidade de criar arranjos belíssimos e que leva This is a Robbery a figurar entre uma das mais interessantes surpresas do ano.

Loading

ARTISTA: Cheddars
MARCADORES: Indie Rock

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.