Resenhas

Towkio – .Wav Theory

Estreia de rapper de Chicago mostra grandes nomes da cena e um novo produtor para ficar de olho

Loading

Ano: 2015
Selo: Independente
# Faixas: 12
Estilos: Hip Hop, Rap
Duração: 37:00
Nota: 4.0
Produção: Towkio, Kaytranada, FKJ

A cultura das mixtapes surgiu nos anos 1980 com a popularização das fitas cassetes – seu formato e facilidade de gravação permitiam que qualquer pessoa finalmente pudesse gravar uma playlist em uma ordem bem pensada e com temas diversos. Esse nome ganhou ainda mais intensidade quando rappers iniciaram o processo de construção de batidas em casa com equipamentos como as famosas MPCs. A partir de então, tais músicos podiam criar discos e EPs e gravá-los em casa, passando-os direto pra fita. Por isso, o termo “mixtape” virou um sinônimo do estilo.

Atualmente, não estamos restritos a um formato, mas à nomenclatura que traz normalmente obras gratuitas de novos nomes (o último trabalho de Drake e a estreia de Chance the Rapper são exceções), assim como lançamentos de rappers consagrados que simplesmente querem fazer um trabalho experimental e independente. Towkio faz parte da nova geração de rappers de Chicago e, assim como seu parceiro Chance e Vic Mensa, quer mostrar a sua voz e talento para o mundo através de sua estreia, .Wav Theory.

Nada melhor que uma mixtape para demonstrar todas as possibilidades e capacidades de produção do também jovem produtor, e o resultado final é surpreendentemente nada coeso e excelente ao mesmo tempo. Towkio flerta com diversos estilos e se mostra um ótimo cantor com boas rimas de fácil acesso, grudentas e parcerias certeiras. Naturalmente, Chance the Rapper é a grande refêrencia dele e faixas mais ácidas e divertidas dão o tom de grande parte da obra. Free Your Mind traz o suingue dos anos 1980 e o Funk espacial de Daft Punk para fazer todos dançarem, enquanto RN é a balada perfeita e extremamente viciante – daquelas faixas que pode alcançar outros públicos facilmente ao não remeter quase nada ao Hip Hop, mas à música como expressão universal.

Entretanto, são nos momentos em que Towkio divide as atenções com outros produtores e artistas que as coisas fluem muito bem. Involved, com Vic Mensa, é sexy, contemporânea e tem os dedos de um dos nomes mais interessantes do momento em relação ao groove eletrônico, Kaytranada. Aliás, ele retorna em Reflection, uma das melhores faixas da mixtape – ela traz o rapper cantando sobre uma mulher que ele está apaixonado, mas viciada em cocaína, em um dos poucos momentos que temos letras realmente confessionais na obra

Quando Chance the Rapper aparece, temos momentos para ouvir repetidamente. Já falamos na nossa coluna Ouça sobre Heaven Only Knows, faixa que o excêntrico rapper nos faz desejar que seu novo disco seja lançado o mais rápido possível, e temos a mesma constatação em Clean Up. Logo, a influência que Towkio tem em suas rimas se mostra ainda mais poderosa enquanto sua atuação é uma mera tentativa de alcançar um dos rappers mais talentosos do momento.

Entretanto, quando Towkio está diante de baladas e no comando de sua produção, temos um jovem atuando e mostrando as suas cartas na mesa para futuras parcerias certeiras (I Know You, feita com FKJ, é simplesmente viciante), no entanto ainda não temos uma unidade em seu estilo além de um gosto exarcebado pela música pegajosa. Ele mostra o tipo de Hip Hop que agrada tanto quem é fã do estilo quanto quem está em busca de algo animado e cativante, deixando o rapper como um dos nomes novos mais interessantes da atualidade. É evidente que iremos ler o seu nome por ai em “feat.” ou em créditos de produção e .Wav Theory é sim uma das mixtapes mais quentes de 2015, como afirma Chance the Rapper ao final de Heaven Only Knows e deve figurar entre as grandes surpresas do ano.

Loading

ARTISTA: Towkio
MARCADORES: Hip Hop, Ouça, Rap

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.