Resenhas

The Strypes – Flat Out

Com apenas três faixas, EP mostra-se bem potente e talvez indique uma nova fase na carreira do grupo

Loading

Ano: 2015
Selo: Universal Music International Ltda.
# Faixas: 3
Estilos: Indie Rock, Rock
Duração: 8'
Nota: 3.0

Creio que a época de tratar The Strypes como jovens prodígios apenas por serem jovens prodígios já passou e finalmente vamos poder ver o que o que esse jovem e talentoso grupo tem a oferecer que não somente sua juventude e talento. Digo, já podemos não ficar somente surpresos com a idade ou eficiência do grupo com seus instrumentos e cavar um pouco mais a fundo na música que o grupo realmente tem a oferecer.

Estamos mirando no curtinho EP Flat Out e vendo que, sim, o grupo tem bastante a oferecer mesmo com apenas duas faixas autorais e um cover. Se ficou cristalizado na sua mente aquela ideia de que a banda era um “The Beatles mirim” ou uma repaginação sessentista do Rock em meninos trajando ternos, apague isso de sua cabeça e tenha um novo (re)começo com o grupo.

Nessas duas faixas originais, o grupo desenvolve um Rock bem inglês e bem potente que pode não reinventar a roda, mas, certamente, a faz girar em alta velocidade, como, indiscutivelmente, um bom Rock deve ser. Em alguns momentos, principalmente em Eighty-Four, vem a mente a fase mais “porrada” dos conterrâneos Arctic Monkeys e seu Humbug. Há algo no riffs fechados e na bateria propulsiva que lembra bastante a dinâmica de Alex Tuner e Matt Helders nessa obra.

Já a abertura, Scumbag City, também tem seu pézinho no Indie Rock britânico dos anos 2000, porém algo que antecedeu os macacos e ficou mais restrito a cena. Bandas como Maxïmo Park, The Futureheads e Milburn podem ser um bom ponto de comparação. Kick Out The Jams, clássico eternizado por MC5, fecha o compacto, mas sinceramente podia não estar aí. Depois de duas músicas autorais de boa qualidade, o grupo se mete e reinterpretar um bastião do cancioneiro sessentista que demonstra uma energia tão maior em sua versão original. Não ficou ruim, mas o grupo parece não ter o que é preciso para se enveredar pelo Protopunk.

O compacto é curtinho, quase oito minutos, e favorece o replay, mas fica a impressão que poderia ter algumas outras músicas inéditas. Outra coisa que Flat Out faz é plantar uma dúvida na cabeça do fã: a banda continuará nesse clima Indie Rock 2000 no sucessor de Snapshot ou essa é somente uma fase passageira e em breve teremos de volta o revival sessentista? Sinceramente, eu não sei, mas já estou bem curioso para saber, afinal, qualidade, o quinteto tem de sobra.

Loading

ARTISTA: The Strypes
MARCADORES: Indie Rock, Rock

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts