Resenhas

Porcelain Raft – Half Awake EP

Novo EP do músico é bem produzido e agradável a fãs de Dream Pop e Shoegaze

Loading

Ano: 2015
Selo: Volcanic Field
# Faixas: 5
Estilos: Dream Pop, Ambient Pop
Duração: 17:45
Nota: 3.5
Produção: Mauro Remiddi

Como o próprio nome do EP sugere, o novo trabalho de Mauro Remiddi brinca com as experiências do sono. Na verdade, o curto EP de Porcelain Raft traduz um sentimento muito específico, de quando estamos metade acordados e metade sonhando, uma espécie de momento bastante único que ocorre antes de acordar ou imediatamente antes de irmos dormir. Com uma carreira relativamente curta, que rendeu trabalhos bastante medianos (como Permanent Signal), o projeto se apoia em uma mistura de elementos Shoegaze e Dream Pop, que não marcavam algo muito diferente do que ouvíamos em outras bandas destes gêneros. Entretanto, nesse novo lançamento, parece que Mauro foi um pouco mais acertivo em suas decisões, criando o que muitas bandas de Dream Pop e Shoegaze buscar em suas sonoridades: o aspecto sensorial.

Half Awake tem uma produção melhor que seu lançamento melhor, no sentido em que ela se adequa melhor à proposta conceitual do disco. Quando estamos meio acordados e meio dormindo, conseguimos perceber a realidade porém de uma forma mais sensível aos delírios de nossa mente. Mauro usa se aprofunda neste conceito quando mostra bases relativamente simples, porém as incrementa com a sensibilidade e amplitude de efeitos como (muitos) reverbs e delays, bem como pads e timbres de sintetizadores que servem de apoio para que as composições cresçam verticalmente. Além disso, o timbre de voz do músico de adequa perfeitamente, instaurando uma calma ampla (principalmente nas faixas Love Chain e Half Awake) que nos guia pelos quase vinte minutos do curto EP (formato interessante para este conceito de “meio acordado”, uma vez que esta sensação não se instaura por muito tempo em nossos corpos).

Mauro produz uma obra mais coesa e, certamente, mais bem acertivo que seus registros passados. O compositor não sai muito da zona de conforto delimitada pelo gênero que escolheu, apelando um pouco para clichês. Entretanto, vale a pena escutá-lo para experimentar os delírios e sonhos de Mauro e a forma como ele se relaciona com este universo Dream Pop/Shoegaze. Seguindo essa significativa melhora progressiva entre suas obras, podemos esperar um aperfeiçoamento cada vez mais específico e obras cada vez mais interessantes.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Slowdive, Beach House, Chairlift
MARCADORES: Ambient Pop, Dream Pop

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique