Resenhas

Sharon Van Etten – I Don’t Want to Let You Down EP

Sobras de “Are We There” formam belo trabalho, mas funcionam apenas como um anexo de seu último disco

Loading

Ano: 2015
Selo: Jagjaguwar
# Faixas: 5
Estilos: Indie, Singer-Songwriter
Duração: 22:00
Nota: 3.0
Produção: Sharon Van Etten
SoundCloud: /tracks/185864685

É complicada e também inútil a tarefa de tentar avaliar I Don’t Want to Let You Down, novo EP da cantora e compositora Sharon Van Etten, sem fazer conexões com Are We There, seu terceiro LP e um dos melhores álbuns lançados no ano passado. O novo trabalho é composto por canções que ficaram de fora do disco, mas que foram escritas em um mesmo momento e com um mesmo tema central, uma devastadora desilusão amorosa.

A primeira reação ao ouvir o compilado de quatro faixas inéditas e uma versão ao vivo de Tell Me, canção que entrou na versão de luxo do álbum Tramp(2012), é entender claramente o quanto estas músicas são complementares ao trabalho anterior. O que é algo positivo, pela qualidade de seu trabalho, mas que não deixa de ser um pouco repetitivo, já que quase todas as faixas tem estruturas melódicas muito semelhantes a trabalhos anteriores, basta ouvir por exemplo a recém lançada I Always Fall Apart e I Love You But I’m Lost.

O respiro criativo vem na melhor e mais impactante faixa do EP, Pay My Debts, com um clima mais sombrio e construída em um ritmo crescente interessantíssimo até o refrão. Além de ser também a faixa mais ousada liricamente, comparando questões de relacionamento humano com dividas a serem pagas. Um exemplo da “dor verdadeira” que transporta para suas canções, como contou recentemente em entrevista ao *Monkeybuzz.

Em um segundo momento e em uma audição mais atenta, é possível entender o motivo de, apesar de tanta coerência, estas faixas terem sido deixadas de lado anteriormente. A simplicidade e objetividade de Are We There perderia força em meio aos sentimentos mais confusos e escondidos por trás de metáforas vistos aqui. Trechos do novo trabalho como “When dreams grew black / I didn’t want to see the light” contrastam com a crueza de outros anteriores como “I washed your dishes/But I shit in your bathroom”.

I Don’t Want to Let You Down precisa ser visto portanto, como um presente para os fãs que se encantaram com o disco anterior de Sharon, ou melhor, como uma atualização sobre como andam os sentimentos daquela sua melhor amiga que abriu o coração pra você no ano passado, mas sumiu por um tempo. O EP é um trabalho sem destaque na discografia da cantora, mas um registro válido na espera de um novo disco de inéditas, quem sabe numa fase diferente e menos despedaçada da vida de Sharon.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Angel Olsen, Fiona Apple, Feist

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.