Resenhas

Gengahr – A Dream Outside

Disco de estreia mostra-se uma interessante mistura entre Rock Psicodélico e sua vertente Indie

Loading

Ano: 2015
Selo: A Dream Outside
# Faixas: 11
Estilos: Rock Psicodélico, Indie Rock, Lo-Fi
Duração: 35'
Nota: 4.0

Um título como A Dream Outside não poderia ser mais certeiro para o primeiro álbum do quarteto inglês Gengahr, não só pelos devaneios sonoros de Felix Bushe e companhia, mas por um endereçamento lírico que ruma ao fantástico, que só mesmo no mundo dos sonhos seria possível. Há bruxas, fantasmas, poltergeists e criaturas marinhas que povoam nosso imaginário como seres horripilantes, mas que aqui são retratados de maneira branda, quase como a Disney ressignificou os contos dos irmãos Grimm em suas epopeias cheias de fadinhas.

E por falar em Disney, há uma aura colorida e por vezes aparentemente ingênua na obra que casam esses dois mundos perfeitamente. Igualmente aos filmes da produtora, as músicas do grupo são capazes de nos descolar de nossa realidade e imergir-nos nesse mundo fantástico e repleto de criaturas que parecem sempre ter habitado nossa imaginação. Essas músicas resgatam de nossas infâncias histórias que esses seres protagonizavam e lhes encaixam em panoramas bem diferentes.

A trilha sonora para que isso aconteça é igualmente alucinógena, aventuresca e sonhadora. Dono de melodias simples em arranjos psicodélicos, o grupo sabe orientar seu ouvinte entre as guitarras cheias de reverb, os falsetes de Bushe e as batidas quase sempre animadas. São faixas que podem ser comparadas às de bandas como MGMT, Temples, Unknown Mortal Orchestra e Foxygen por serem ao mesmo tempo saudosistas (resgatando o Rock de décadas passadas) e modernas (sendo um fruto direto da música feita em nossos dias).

Voltando às comparações com as narrativas da Disney, o disco também apresenta boa uma fluidez entre suas faixas, que, apesar de não contar uma só história, fazem parte de um mesmo universo. Através de onze músicas, o grupo apresenta canções mais furiosas, como Heroine e Embers, outras mais suingadas e imersivas, como Dark Star e Bathed In Light, e ainda outras mais Pop, como She’s A Witch e Powder. A Dream Outside é um disco bem completo e um ótimo cartão de visitas para esse quarteto novato realmente promissor.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts