Resenhas

Bomba Estéreo – Amanecer

Com novo produtor convidado, grupo lança álbum mais refrescante

Loading

Ano: 2015
Selo: Sony Music Latin
# Faixas: 11
Estilos: Pop Eletrônico, Cúmbia, Música Latina
Duração: 40
Nota: 4.0
Produção: Rick Reed

Uma mudança de atitude começa a dar seus primeiros sinais de vida em Bomba Estéreo. Amanecer, como indica já em seu título, evoca uma claridade lenta e gradual, que aponta para várias (novas) direções musicais diferentes, todavia, correlatas.

Pra começar, este é o primeiro trabalho no qual o grupo fundado por Simón Mejía e Liliana Saumet colabora com um produtor convidado. Por isso, os ares exclusivamente regionais do grupo começam a incorporar uma universalidade maior, e uma produção caprichada que deixa o grupo pronto para equiparar-se a alguns grandes nomes do Pop Eletrônico mundial. Em segundo lugar, Bomba Estéreo olha com mais respeito para suas origens e, assim, aceita uma leveza espiritual que evoca um novo humor e traduz-se em sua música.

Além da faixa-título Amanecer, temos as ótimas Algo Está Cambiando e Raíz como motrizes dessa nova fase. Nelas, observamos um pouco menos da eletricidade de batidas carregadas e um pouco mais de vozes melodiosas, uma “brisa” mais refrescante ao calor excessivo de outrora. Ainda temos uma caldeirada de diferentes influências locais, é claro. O carnaval colombiano está presente em todas as suas cores e malemolência, com seus ritmos tradicionais como a Cúmbia, além dos de herança africana, como a Champeta, o Kwaito ou a Kizomba, e a presença discreta (mas perene) de instrumentos típicos como a marimba ou a kalimba.

No entanto, a presença de Rick Reed (o tal produtor convidado) trouxe ares universais à toda essa tropicalidade com um tempero muito bem dosado que traz o grupo mais ao lado do EDM do que uma roupagem exclusivamente exótica de regionalismos. Amanecer não descaracteriza o espírito colombiano de Bomba Estéreo, ao mesmo tempo em que acrescenta, com respeito, um tempero Pop mais universal ao grupo. Um ótimo ponto de partida, aliás, para conhecer o trabalho anterior da banda.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte