Resenhas

Titus Andronicus – The Most Lamentable Tragedy

Distúrbios psiquiátricos são um dos temas explorados nesta Ópera Rock do conjunto americano

Loading

Ano: 2015
Selo: 92:48
# Faixas: 29
Estilos: Garage Punk, Punk Rock, Indie Rock
Duração: 92:48
Nota: 4.0
Produção: Kevin McMahon e Adam Reich
Itunes: https://geo.itunes.apple.com/us/album/the-most-lamentable-tragedy/id988561829?mt=1&app=music

A Ópera-Rock é um dos episódios mais interessante da história da música contemporânea. A ideia de conceber uma junção harmônica entre o aspecto lírico e narrativo da ópera à agressividade e revolta do Rock gerou grandes frutos, como a conhecida ode ao impossível Tommy de The Who e o ataque Punk com uma dose de Pop ao ex-governo do presendite George W. Bush no disco American Idiot, de Green Day.

Parte do desafio de se criar uma obra desta natureza vinha das diferenças extremamente opostas entre os gêneros fundidos, mas, a partir do momento que encaramos as duas estéticas como instrumentos de comunicação do compositor para com o mundo, nos vemos diante de um mundo de possibilidades infinitas, no qual qualquer assunto pode ser tratado com a mesma importância e grandiosidade do que dos temas clássicos normalmente explorados em óperas clássicas. É neste universo que Titus Andronicus se joga de corpo e alma, produzindo não só mais uma Ópera Rock, mais uma verdadeira e sincera amostra de como a filosofia e a lírica estão presentes em gêneros musicais extremamente diversos – no caso, o Punk.

Já familiarizado com a tragédia (Titus Andronicus é o nome de uma peça de Shakespeare), a banda se propõe narrar em mais de uma hora e meia a mais lamentável tragédia, assim como o nome do disco sugere (The Most Lamentable Tragedy). O vocalista e letrista do conjunto explica que a história diz respeito ao encontro de uma personagem com seu doppelgänger, uma pessoa de igual aparência e comportamentos diametralmente opostas da pessoa original. A partir disso, desenrola-se um narrativa acompanhada de uma espécie de Rock variável, que muda de acordo com os estados de espírito da personagem.

Há vezes em que somos agredidos com faces mais violentas do Rock, tal como Look Alive, que se aproxima do Punk com a assustadora semelhança do timbre de voz de seu vocalista com John Lydon, voz de Sex Pistols. Mas há momentos em que as músicas parecem ter uma cara mais experimental, bastante parecido com momentos dos últimos discos de Broken Social Scene, nos quais as cordas e instrumentos de sopros não são descartados, parecendo mais ainda uma ópera em seu formato mais tradicional.

O interessante do disco é que a banda pode não ter a intenção de colocar na cabeça de seus ouvintes, questionamentos filosóficos sobre a dupla personalidade e existencialismos, mas certamente esse assunto se torna uma matéria prima fértil para as experimentções sonoras de Titus Andronicus. Passando por diversos humores e ambientações, a banda cria representações sonoras de certos transtornos psiquiátricos, tornando o disco mais próximo ainda do fator trágico. De certa maneira somos atraídos pela interpretação pessoal da banda destes problemas e fazer disto o assunto de uma ópera Rock é absolutamente intrigante e curiosiso.

Trata-se de um capítulo importante na história da banda, que nos traz tanto certeza de que TItus Andronicus é um destaque em meio ao Indie Rock, quanto do destaque que The Most Lamentable Tragedy é em meio a outras Óperas-Rock. Um disco que faria Freud e Jung entrarem em um bate cabeça.

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique